Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

VAMOS BRINCAR DE RODA? Emocionei-me ao ver minha filha brincando com as mesmas brincadeiras que fizeram parte da minha infância. Isso demonstra a preocupação que os professores têm de preservar e resgatar valores que hoje estão ausentes
Regiane Oliveira de Souza | responsável
Expedição Investigativa

visita à Creche do idoso “Tereza Esperandio Moro” e “ACI – Associação de Convivência dos Idosos” Os idosos compartilharam as brincadeiras de infância e brincaram de roda com as crianças, cantando as músicas de sua época.

Objetivos

Aprender a brincar de roda;
resgatar brincadeiras de roda.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade de aprendizagem foram os idosos que convivem na Creche dos Idosos e Associação de Convivência dos Idosos, eles compartilharam suas experiências de brincadeiras: disseram que cantavam muitas cantigas, eram cantigas de memória e para cada uma havia uma brincadeira. Disseram que tem muitas lembranças boas e muita saudade, pois era brincadeiras saudáveis e brincavam na rua. Os idosos estabeleceram comparações entre o que foi no passado e as brincadeiras de agora.

Articulação com o currículo

Língua portuguesa: Produção textual de textos de memória (cantigas de roda e parlendas) e atividades de leitura.
Ciências Humanas e da Natureza: Resgate da tradição nas brincadeiras través de diferentes gerações.Respeito aos idosos.
Matemática:Construção, leitura e interpretação de gráficos e tabelas.


Ficha Técnica
Escola
EMEF DE POMPEIA

Turma
2º ANO D – 2º ANO E

Número de alunos
36

Educadores
RAQUEL RELVAS E ÂNGELA MORO

Estado
São Paulo

Município
Pompéia

Cooperativa
SICREDI CENTRO OESTE SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO POMPEIA

Com as atividades propostas às crianças, houve envolvimento, interesse e situações desafiadoras que as levaram à leitura e a escrita.)