Uma espiadinha no ovo
Expedição Investigativa
Por meio da leitura do livro "Animais de Estimação, que a professora fez com as crianças na hora da leitura compartilhada.
A professora trouxe um ovo para a turma, as crianças esperaram até o momento do nascimento do peixe, que tornou-se o assunto de pesquisa e estudo da turma.
Objetivos
Que as crianças reconheçam as principais características de um peixe e de outros animais e sua importância para o ser humano e o meio ambiente, identificando -o no meio em que vivem.
Comunidade de Aprendizagem
Comerciantes de pets, vendedores de peixes ornamentais informaram sobre as espécies de peixes e os tipos de cuidados de que necessitam: habitat, alimentação e outros cuidados. Visitas a lugares que possuem peixes ornamentais: lagos com carpas, kinguios, tilápias, e outros
Articulação com o currículo
Linguagem oral e escrita conversas informais sobre peixes: quem já viu, quem já comeu,etc..; escolha do nome do mascote( listagem e votação); pesquisas trazidas pelas crianças textos coletivos; bingo; músicas sobre o tema.
Matemática gráfico da escolha dos nomes para o peixe; ores; espaços e formas;
Natureza e sociedade: cuidados com o peixinho9 mascote da turma; fazer aulas passeio;
Artes: dobraduras, painéis,filmes; procurando Nemo ; o mar não está para peixe; Histórias; o peixinho arco Iris e a amizade; a escolinha no fundo do mar; a baleia Carolina; Músicas: peixe vivo, caranguejo não é peixe,