Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
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Projeto

Sítio do Pica Pau Amarelo Eu estou gostando muito de trabalhar com Sítio do Pica pau amarelo, porque a minha professora fez uma novela e cada dia ela lê um pouquinho da história e a gente fica esperando mais! Eu gostei muito da Emília porque ela é muito esperta!"
Kauã Augusto Inácio Alves | aluno(a)
Expedição Investigativa

A cada dia era realizada a leitura de um capítulo do livro "Reinações de Narizinho" de Monteiro Lobato, em sala de aula. Neste processo, os alunos se mostravam curiosos e ima fazendo perguntas e os professores iam respondendo com as ilustrações do livro e retomando a parte da leitura que respondiam. Foi exibido vídeo da narrativa para que os alunos identificassem todos os personagens da narrativa.

Objetivos

Apresentar narrativas folclóricas destacando personagens humanos e objetos e animais que foram personificados à semelhança da espécie humana no enredo do folclore brasileiro.

Comunidade de Aprendizagem

Os pais das crianças são convidados para participar da Oficina de Brinquedos, confeccionando brinquedos folclóricos e brincam com as crianças, provocando curiosidades pelo som, movimento, efeito visual de cada um.

Articulação com o currículo

Português: lista de palavras, confecção de cartaz, levantamento e registro das características das personagens, formação de frases, receita, conto de repetição e rimas;
Matemática: contagem, noções de medida, registro e problemas envolvendo as quatro operações;
Ciências, história, geografia: características do espaço, reciclagem, histórias, biografia do Monteiro Lobato e folclore.
Arte: confecção de brinquedos com material reciclado


Ficha Técnica
Escola
EMEF Prof Carmelino José Dalsenter

Turma
1 anos

Número de alunos
111

Educadores
Aparecida Parisi e Sonia Bertolla e Iraci Santos e Davi Milan e Lia Parisi

Estado
São Paulo

Município
Pompéia

Cooperativa
SICREDI CENTRO OESTE SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO POMPEIA

O trabalho com a metodologia de projetos é bastante significativo e contribui de forma efetiva para a aprendizagem, uma vez que partindo do interesse do educando, desenvolvemos um trabalho lúdico, contextual e prazeroso, no qual a criança é agente do próprio conhecimento.