Copa do mundo é bola na rede
“ "O projeto foi muito interessante, pois pudemos aprender mais sobre o nosso país, os países participantes e também sobre a história dessa paixão mundial. Foi um estudo diversificado que envolveu aprendizagem, curiosidade, troca de informações, conhecimento e uma visão mais crítica sobre o que envolveu o evento no Brasil."
Alunos da turma | aluno(a)
Expedição Investigativa
Pesquisas em livros, jornais, revistas e internet.
Objetivos
Conhecer as vantagens e desvantagens da Copa do mundo no Brasil, a história das copas e o que a cerca.
Comunidade de Aprendizagem
Usar o laboratório de informática sempre que possível.
Mostrar fatos; leitura de textos (vários gêneros); exibir vídeos/documentários sobre as copas.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: Pesquisa de expressões futebolísticas. Comparação da linguagem usada pelos locutores de rádio e televisão com o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos. Leitura de noticiários diários.
Matemática: Leitura de tabelas/ gráficos; Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times; Identificação de formas geométricas no campo.
História: Pesquisa sobre a história das Copas/ mascotes e bolas; Interpretação das charges que falam sobre a relação entre política e futebol; Retrospectiva das copas.
Geografia: Pesquisa sobre os aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos do Brasil; Levantamento dos espaços públicos e privados usados para a prática do futebol em Tapera. Confecção de um mapa com todos os países participantes da copa.
Arte: Análise das mascotes das copas que retratam os países-sedes; Estudos das bandeiras dos países participantes.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Como o futebol é uma das práticas culturais(esportivas) mais difundidas em âmbito nacional, os alunos do 5º ano optaram em desenvolver o trabalho relacionado a Copa do Mundo que acontecerá em nosso País, neste ano. Neste período de copa do mundo devemos aproveitar este acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido as aulas; conhecer e saber um pouco mais sobre o Brasil, trabalhando temas transversais tais como: Pluralidade cultural; Meio ambiente; Saúde; Trabalho e Consumo.