Classificação: Esporte
Período de desenvolvimento: 2014 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Copa do mundo é bola na rede "O projeto foi muito interessante, pois pudemos aprender mais sobre o nosso país, os países participantes e também sobre a história dessa paixão mundial. Foi um estudo diversificado que envolveu aprendizagem, curiosidade, troca de informações, conhecimento e uma visão mais crítica sobre o que envolveu o evento no Brasil."
Alunos da turma | aluno(a)
Expedição Investigativa

Pesquisas em livros, jornais, revistas e internet.

Objetivos

Conhecer as vantagens e desvantagens da Copa do mundo no Brasil, a história das copas e o que a cerca.

Comunidade de Aprendizagem

Usar o laboratório de informática sempre que possível.
Mostrar fatos; leitura de textos (vários gêneros); exibir vídeos/documentários sobre as copas.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Pesquisa de expressões futebolísticas. Comparação da linguagem usada pelos locutores de rádio e televisão com o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos. Leitura de noticiários diários.
Matemática: Leitura de tabelas/ gráficos; Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times; Identificação de formas geométricas no campo.
História: Pesquisa sobre a história das Copas/ mascotes e bolas; Interpretação das charges que falam sobre a relação entre política e futebol; Retrospectiva das copas.
Geografia: Pesquisa sobre os aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos do Brasil; Levantamento dos espaços públicos e privados usados para a prática do futebol em Tapera. Confecção de um mapa com todos os países participantes da copa.
Arte: Análise das mascotes das copas que retratam os países-sedes; Estudos das bandeiras dos países participantes.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Como o futebol é uma das práticas culturais(esportivas) mais difundidas em âmbito nacional, os alunos do 5º ano optaram em desenvolver o trabalho relacionado a Copa do Mundo que acontecerá em nosso País, neste ano. Neste período de copa do mundo devemos aproveitar este acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido as aulas; conhecer e saber um pouco mais sobre o Brasil, trabalhando temas transversais tais como: Pluralidade cultural; Meio ambiente; Saúde; Trabalho e Consumo.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Francisca Cerutti

Diretor
Márcia Maldaner

Turma
5º Ano

Número de alunos
12

Educadores
Rosana Teresinha Pecinin

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tapera

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPERA

Apoiadores
Prefeitura Municipal, ULBRA - Carazinho/RS, Cotrisoja

Assessoria Pedagógica
Ulbra - Campus Carazinho/RS
"O trabalho sobre a Copa do Mundo nos trouxe muitas informações sobre o nosso país, em especial sobre os estados sedes do mundial, e sobre os países participantes, bem como as vantagens e desvantagens do campeonato."
Rosana Pecinin | Professor(a)