Pé de quê?
“ Eu fiquei muito curioso em saber como a árvore nasce, se é da semente ou de muda.
João Guilherme Martins Souza | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição foi realizada no sítio do Senhor Antonio, que acolheu as crianças com muito carinho e oportunizou-as de ter uma aula de amor à natureza e doação ao próximo. As crianças, que não conheciam muitas plantas, foram apresentadas em suas características e nomeadas. As crianças, juntos com os seus pais, buscaram reconhecer e identificar as árvores que fazem parte dos arredores de suas casas e socializaram em sala.
Objetivos
Conhecer e identificar as diversas árvores no ambiente em que vivemos que formam a paisagem local.
Comunidade de Aprendizagem
Visita ao Clube da Jacto onde há uma mini reserva de árvores nativas, identificadas com placas. As professoras direcionaram a atenção dos alunos para as características das diferentes espécies e leitura das placas. Os alunos discutiram que o fato de haver canteiros plantas e alamedas é uma demonstração da preocupação em preservar determinadas espécies e respeito pela natureza.
Articulação com o currículo
Ciências Humanas e da Natureza: As plantas e suas partes , plantas de quintal, as paisagens, meio ambiente, história do Pau Brasil, origem dos alimentos
Língua Portuguesa: leitura e escrita na alfabetização, música, produção de texto, receita, pesquisa das árvores existentes no quarteirão, lista