QUANDO BRINCO, APRENDO
“ Falando do desenvolvimento do projeto QUANDO BRINCO, APRENDO com as famílias, foi possível perceber o envolvimento destas e contar com o apoio das mesmas. "Parece que meu filho agora está mais calmo, tranqüilo, mas ainda precisa aprender um monte de coisa..." "O projeto fez minha filha falar mais e a ter mais atenção".
Ana Paula | responsável
Expedição Investigativa
Na própria Cemei Dr. Paulo Vicente de Azevedo e na EMEF Orlando Cassaro. As crianças foram levadas a observar que tipo de brincadeiras brincam e como brincam. O documentário “Território do Brincar” mostrou como as crianças brincam nas diversas regiões do Brasil.
Objetivos
Oferecer situações às crianças de brincar, favorecendo o seu desenvolvimento e sua aprendizagem, proporcionando-lhes convivência em grupo
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade escolar foi envolvida construindo brinquedos coletivos e individuais, brincando junto com as crianças e conversando de suas brincadeiras e brinquedos.
As famílias: alguns de seus membros participaram construindo brinquedos e conversando com a turma na escola e em suas casas, onde fizemos visitas, conversando sobre como pais e avós brincavam.
Articulação com o currículo
Portfólio: texto coletivo; registros (desenhos e fotos); construção de brinquedos ( na escola e em casa); pesquisa para os pais; apresentação de diferentes brinquedos; apresentação de diferentes brincadeiras.