Ninguém é igual a ninguém
“ A gente gosta de brincar com a Maria Vitória e ajudar ela quando ela precisa, ela é uma amiga especial pra gente!
Marco Vicente Godoi Siqueira | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição foi realizada no próprio Cemei. As crianças observaram bebês que ainda não não conseguem andar, momento em que a professora esclareceu são crianças que não adquiriram coordenação e equilíbrio, a professora direcionou a atenção das crianças para a criança cadeirante da turma, informando seus limites e suas necessidades, principalmente nas questões de aceitação, cooperação para a vida em sociedade.
Objetivos
Trabalhar as diferenças existentes na turma; focando a aceitação destas e a importância de vivermos em cooperação e em harmonia ainda que sejamos diferentes.
Comunidade de Aprendizagem
Professora de Atendimento Educacional Especializado conversou com as crianças informando limitações físicas e de outras naturezas e a necessidade de essas crianças também se desenvolverem.
Visita a Apae para conhecer a rotina da colega Maria Vitória, que frequenta a Apae, no período da manha: os cuidados e suas necessidades físicas no desenvolvimento das atividades.
Articulação com o currículo
Linguagem oral e escrita: rodas da conversa, texto coletivo, pesquisas, cartaz coletivos, apontamentos, álbum de investigação.
Matemática: noção de tempo, idade, registro de numerais, contagem oral, gráfico.
Natureza e Sociedade: modo de vida de portadores de necessidades especiais.
Arte: desenhos individuais e coletivos; técnicas de pintura; apreciação de vídeos focando o tema, oficinas com os pais, confecção de um livro coletivo sobre as diferenças nas famílias atuais.
Movimento: brincadeiras cantadas, momento social, danças, ginástica.