Lá vem o Lobo
“ “Eu imaginava que o lobo sempre seria o malvado das histórias, mas agora descobri que ele também pode ser bom. Achei muito interessante estudar sobre os lobos porque são animais que devem ser respeitados."
Sofia Morilha Dantas | aluno(a)
Expedição Investigativa
O filme “Mogli ” foi o enredo escolhido para que os alunos produzissem suas primeiras impressões motivados pela pergunta exploratória, para que pudessem refletir sobre o comportamento do lobo. Assistiram ao filme no cinema e os alunos ficaram empolgados e envolvidos com a emocionante aventura do menino que foi criado por lobos.
Objetivos
Compreender características específicas dos lobos e conscientização sobre a preservação da espécie; Resgatar valores essenciais à vida em sociedade; Refletir sobre a interação harmoniosa entre seres humanos e animais. animais/natureza uma convivência harmoniosa;
Comunidade de Aprendizagem
Pesquisa com as famílias sobre as histórias conhecidas em que o lobo é personagem. As famílias elencaram os títulos das histórias, descrevendo o lobo em suas características. Pesquisa na internet e na biblioteca os títulos que envolvem o personagem Lobo. Palestra com veterinário/biólogo e vídeos informativos sobre os lobos.
Articulação com o currículo
Língua portuguesa: Ampliação do vocabulário, trabalho com diferentes gêneros textuais (musicas, listas, fábulas, contos tradicionais, fichas técnicas, cartas, anúncios, textos informativos), produção textual, dramatização e oralidade.Ciências humanas e da natureza: Seres vivos, habitat natural, cadeia alimentar, preservação do meio ambiente. Arte: Filmes, técnicas de pintura, confecção de livrinhos e de animais utilizando material reciclado, dramatização de histórias e cantigas. Matemática: Geometria, Grandezas e medidas, tratamento da informação, situações-problema e cálculo mental