Lagarta, Mandruvá, ou Hoteleiro.
“ Agora o meu filho Enzo, quando encontra casulos em todos os lugares que a gente passa, fica explicando o que está acontecendo lá dentro.
Marcela dos Santos Guimaraes | responsável
Expedição Investigativa
A investigação foi realizada debaixo de um pé de coqueiro. Muitas lagartas que se alimentavam das folhas do coqueiro havia caído e adentravam na sala de aula. As crianças, com sentimento de repulsão, esmagavam, matando-as. A professora propôs um estudo, acreditando que o conhecimento sobre elas poderiam levar as crianças a preserva-las.
Objetivos
Provocar mudanças de comportamento na turma, a fim de preservar a vida das lagartas de coqueiro e conhecer sua importância no ecosistema
Comunidade de Aprendizagem
Pesquisas em família: encaminhamento de pesquisa sobre a vida das lagartas para ser realizada na família. A família pesquisou em livros, internet ou ficou livre para escrever livremente o que sabia e suas experiências com lagartas e borboletas. A diretora do Cemei, Profa. Silvia contou uma história, utilizando-se de barbantes, despertando a curiosidade dos alunos.
Oficina com pais de alunos na confecção do mascote da turma.
Articulação com o currículo
Projeto: Lagarta, Mandruvá ou Hoteleiro.
Matemática: Unidade de tempo
Linguagem Oral e Escrita: Produção coletiva de texto
Natureza e Sociedade: Metamorfose da lagarta
Identidade e Autonomia: Oficina de confecção de lagartas com materiais recicláveis
Movimento: Jogos de percurso
ArtesVisuais: técnicas variadas de pintura