Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Kito, O macaco Adoramos passar o final de semana com o Kito , que foi bastante paparicado , auxiliando no preparo das refeições , passeando e dormindo juntos. Também percebemos o desenvolvimento de nossos filhos.
Valquiria Veloso de Assis da Silva | responsável
Expedição Investigativa

Na sala de aula, fazendo uma roda de conversa , perguntando as crianças o que poderia ser feito para tornar a sala mais alegre. A professora sugeria ações como: musica na sala, enfeitar a sala, dançar, ter um bichinho de estimação. As crianças optaram por um bichinho e votaram no macaco, como o mascote.

Objetivos

Que as crianças gostem dos animais que fazem parte de suas vidas, aprendam a respeitá-los, estabelecendo um relação sadia entre homens e animais .

Comunidade de Aprendizagem

Entrevista com pais buscando os conhecimentos que tinham sobre macacos. Socialização em sala de aula.
Considerando os alimentos que se relacionam com diferentes animais:, por exemplo, a banana como o alimento preferido do macaco, o ovo com a galinha, as turmas do Maternal II realizaram uma oficina culinária, fizeram um bolo de banana e as saborearam.

Articulação com o currículo

Linguagem oral e escrita: texto coletivo, roda de conversa, entrevista , álbum de investigação, filmes, músicas, dramatização e apresentação no momento social. Natureza e sociedade: mamíferos, reciclagem; cadeia alimentar , oficinas de culinária;Matemática: formas medidas,


Ficha Técnica
Escola
CEMEI Maria Stella de Carvalho Lacombe

Turma
maternal II C

Número de alunos
17

Estado
São Paulo

Município
Pompéia

Cooperativa
SICREDI CENTRO OESTE SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO POMPEIA

A metodologia possibilitou ações que tornem a sala mais dinâmica, como a confecção do Kito, mascote que tornou-se um personagem que anda pelas casas das crianças e momentos agradáveis como passeios, participação das refeições..