Kito, O macaco
“ Adoramos passar o final de semana com o Kito , que foi bastante paparicado , auxiliando no preparo das refeições , passeando e dormindo juntos. Também percebemos o desenvolvimento de nossos filhos.
Valquiria Veloso de Assis da Silva | responsável
Expedição Investigativa
Na sala de aula, fazendo uma roda de conversa , perguntando as crianças o que poderia ser feito para tornar a sala mais alegre. A professora sugeria ações como: musica na sala, enfeitar a sala, dançar, ter um bichinho de estimação. As crianças optaram por um bichinho e votaram no macaco, como o mascote.
Objetivos
Que as crianças gostem dos animais que fazem parte de suas vidas, aprendam a respeitá-los, estabelecendo um relação sadia entre homens e animais .
Comunidade de Aprendizagem
Entrevista com pais buscando os conhecimentos que tinham sobre macacos. Socialização em sala de aula.
Considerando os alimentos que se relacionam com diferentes animais:, por exemplo, a banana como o alimento preferido do macaco, o ovo com a galinha, as turmas do Maternal II realizaram uma oficina culinária, fizeram um bolo de banana e as saborearam.
Articulação com o currículo
Linguagem oral e escrita: texto coletivo, roda de conversa, entrevista , álbum de investigação, filmes, músicas, dramatização e apresentação no momento social. Natureza e sociedade: mamíferos, reciclagem; cadeia alimentar , oficinas de culinária;Matemática: formas medidas,