Classificação: auto conhecimento
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Eu e o outro As propostas de atividades com as fábulas têm possibilitado reflexões relevantes no ambiente familiar sobre princípios e valores. A "transferência" de comportamento e atitudes das personagens alegóricas para a vida prática, real, contribui sobremaneira nas condutas sociais e análise mais crítica nas tomadas de decisões por parte do nosso filho
Olivelton | responsável
Expedição Investigativa

Por meio de uma dinâmica "O cesto de doces", os alunos poderiam pegar, livremente, doces. Diante do fato de que houve alunos que ficaram sem doce, solicitou-se uma reflexão sobre a própria ação. Foi exibido vídeo Ubuntum que mostrava as diferentes ações diante do outro, possibilitando uma reflexão de combate ao individualismo.

Objetivos

Refletir sobre o modo de agir de cada um, perante si mesmo e o outro, resgatando os valores: combate a individualismo e refexões sobre a importância de se pensar no outro. Resgatar valores a partir de vivências coletivas e situações reflexivas

Comunidade de Aprendizagem

Entrevista com benfeitores
Transcedência das fábulas em família
Apresentação das fábulas encenadas para a comunidade escolar

Articulação com o currículo

Projeto "Eu e o outro"

História: Direitos e Deveres da Criança
Língua Portuguesa: Fábulas, leitura, interpretação,produção
Matemática: Sistema monetário
Ciências: Reaproveitamento do óleo de cozinha


Ficha Técnica
Escola
EMEF de Pompeia

Turma
4º anos A,B e C

Número de alunos
67

Educadores
Eliana Bighetti de Carvalho Maria Izabel Trevisan e Maria Lúcia Pinto Benites Chaves

Estado
São Paulo

Município
Pompéia

Cooperativa
SICREDI CENTRO OESTE SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO POMPEIA

Trabalhar com a metodologia de projetos foi expressamente mais interessante para os alunos.
Eles participaram de cada etapa envolvendo a família e os conteúdos previstos foram desenvolvidos ampliando a consciência dos valores dia-a-dia.