Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Família de Cavalos Gostei muito porque estou aprendendo muitas coisas interessantes sobre o cavalo.
Yasmin Vitória Moraes Ferreira | aluno(a)
Expedição Investigativa

Fomos ao sítio do Sr. Antonio com o objetivo inicial de observar as plantações daquele lugar. Porém, ao elaborar o relatório deste passeio o que ficou mais evidente para a maioria da turma foi a pergunta: - Porque no sítio não tinha cavalo? - A gente queria ver cavalos. A partir desta curiosidade norteamos a pesquisa para o estudo deste animal

Objetivos

Estimular e organizar o pensamento da criança levando-a ao conhecimento mais elaborado e efetivo como respeito ao mundo natural e animal.

Comunidade de Aprendizagem

Foi realizada uma palestra com a Veterinária Rafaela Savério Jordão, abordando o tema "cavalo" e respondendo as perguntas e curiosidades das crianças. Excursão num ponto de carroceiro próximo à escola, conversando e explicando a utilidade do animal - fazer carreto - e os cuidados de alimentação e tratamento. As crianças tiveram a oportunidade de realizar um passeio de carroça. * Confecção dos cavalos de , com auxilio dos pais e das professoras Iracema e Izildinha

Articulação com o currículo

O projeto sendo interdisciplinar envolve as áreas de Língua Portuguesa: Ficha técnica, leitura, escrita e entrevista.
Matemática: Tangran, trabalhando formas, cores. Votação do nome do Projeto. Construindo gráficos e tabelas que envolvam o tema.
Ciências Humanas e da Natureza: Passeio na fazendinha "Caminho da Roca, na cidade de Padre Nóbrega e socialização do passeio e pesquisa. Estudo sobre o animal


Ficha Técnica
Escola
EMEF de Pompeia

Turma
1º ano C

Número de alunos
15

Educadores
Aparecida de Fátima Fumo

Estado
São Paulo

Município
Pompéia

Cooperativa
SICREDI CENTRO OESTE SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO POMPEIA

É um tema muito bom de ser trabalhado, pois as crianças tiveram contato com o animal, sanando assim as suas curiosidades e também houve envolvimento da família nas atividades desenvolvidas fortalecendo desta forma, a relação escola/ família.