DESPERDÍCIO ZERO
“ Foi um projeto muito interessante, através dele aprendemos a economizar e reaproveitar os alimentos aprendemos receitas fantásticas com as cascas de banana, abacaxi. Sem contar a experiência de trabalhar junto ao apoio escolar, esse contato foi de suma importância para o nosso aprendizado.
LUDMYLLA SOUZA | aluno(a)
Expedição Investigativa
Após o intervalo o apoio nutricional juntamente com os alunos analisou a quantidade de alimento desperdiçado, atitude esta também foi feita com relação à limpeza das salas, preservação do prédio da escola e o desperdício de água nos bebedouros e sanitários.
Objetivos
Mobilizar a atitude sustentável no ambiente escolar.
Comunidade de Aprendizagem
Linalva Rosa (apoio infraestrutura) - palestra;
Marizete (apoio nutricional) – coleta das sobras dos alimentos.
Deise Cristina (apoio infraestrutura) –manutenção dos cartazes de conscientização e sensibilização contra o desperdício e adoção de garrafinhas;
Dalgizete Martins (professora de Matemática) - Tabulação de dados e elaboração de um gráfico contendo o percentual
Articulação com o currículo
Linguagem: Realizar a leitura do contexto social de forma crítica;
Desenvolver diferentes formas de registro sobre o tema estudado;
Discorrer de forma criativa sobre o tema estudado.
Ciências Naturais e Matemática: Compreender o tempo de decomposição química de cada alimento e substâncias;
Reconhecer a sustentabilidade como meio de promoção da qualidade de vida no ambiente escolar.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a Expedição Investigativa a turma reuniu para análise do material recolhido (fotos e depoimento) do apoio nutricional e de infraestrutura, onde os mesmos debateram sobre a relevância do assunto em questão e a partir do consenso do grupo, surgiram vários temas que chamaram a atenção dos alunos. Depois disso de forma democrática, pedimos para que eles elegessem um tema para ser desenvolvido o projeto, e dentre muito sugeridos e por meio de votação chegamos a DESPERDÍCIO ZERO.