Para onde vai o lixo?
“ Com esse projeto “Para onde vai o lixo”, nós aprendemos como separar o lixo, qual a lixeira certa que deve ser utilizada para cada tipo de lixo e o mais importante é que podemos reaproveitar o lixo que não usamos mais.
Rafaella Rubert de Oliveira | aluno(a)
Expedição Investigativa
A partir da seguinte pergunta exploratória “Você sabe para onde vai o lixo produzido em sua casa?” Fez-se a expedição investigativa no território que foi os arredores da residência de uma pessoa responsável por recolher o lixo de alguns pontos da cidade e separar para vender.
Objetivos
Conscientizar os alunos na importância de cada um para a transformação do mundo a nossa volta;
Valorizar e vivenciar a cidadania;
Despertar no aluno a necessidade e a importância de reciclarmos o lixo consumido em nossa casa, escola, cidade;
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Português: Exploração, leitura e escrita de textos (histórias narrativas, histórias em quadrinhos, listas, panfletos, propagandas). Vídeos sobre lixo;
• Matemática: Construindo histórias matemáticas; Gráficos mais comuns (para leitura e interpretação); Sistema Monetário (valores pagos pelo lixo selecionado);
• Ciências: Pesquisa sobre tempo de decomposição do lixo na natureza. Palestra sobre reciclagem e destino do lixo na cidade. Pesquisa das principais doenças causadas pelo acúmulo de lixo. Coleta de lixo e separação do mesmo. Reduzir a produção de lixo e reaproveitá-lo;
• Artes: Confecção de brinquedos e outros objetos com utilização de recicláveis. Confecção de folders para serem distribuídos na comunidade;
• Educação Física: Passeio pela comunidade com coleta de lixo.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após observação no território investigado ao retornar da expedição os mesmos numa roda de conversa relataram oralmente o que viram e registraram através de desenhos e de produção escrita como foi realizada a expedição investigativa. Construímos um cartaz que está exposto em sala de aula, onde os alunos se posicionaram com a seguinte colocação: O que sabemos e o Que queremos saber. Após essa atividade, realizamos uma eleição para a escolha do nome do nosso projeto: Para onde vai o lixo?