MEU AMIGO PEIXE
“ Nós, como pais do aluno Luiz Lazaro Schug. A, da Escola
Rural Municipal José de Alencar, estamos muito felizes e
agradecidos por isso, para nosso filho foi um aprendizado
muito bom, aprender e gostar de peixe, cuidar da natureza
e preservar os rios para que os peixes sempre tenham água
para sobreviver.
Lorita Schug e Jorge L. Arzamendia | responsável
Expedição Investigativa
Foi realizada em sala de aula, com uma roda de conversa sobre
os animais. As crianças demonstraram interesse pelo animal peixe
e, a partir desse momento, ganhamos um aquário com um peixe,
que passou a ser o mascote da nossa sala de aula, despertando
ainda mais a curiosidade dos alunos pelos peixes. Ressaltamos,
ainda, que o peixe, bem como o pescado, é uma cultura local bem
próxima dos alunos.
Objetivos
Adquirir novos conhecimentos sobre seres vivos aquáticos, em
especial sobre os peixes. Promover interação com a comunidade,
reconhecendo assim a realidade local.
Comunidade de Aprendizagem
Visita ao Aquário Municipal da cidade de Toledo; momento com
a nutricionista Maira Hartmann, em que ela ressaltou a alimentação
saudável e realizou com as crianças uma receita para degustação
(hambúrguer de peixe). No decorrer do projeto, as crianças
tiveram uma palestra com o pescador Rolf Schaufelberger, que
falou sobre sua vida diária, e visualizaram os pescados do nosso
local. Para finalizar, realizamos o repovoamento de uma sanga próxima a Escola, soltando mil alevinos.
Articulação com o currículo
Eixo conhecimento do ambiente físico, social e cultural:
elementos do meio ambiente, animais – características (locomoção,
proteção, alimentação, habitat, higiene e prevenção de acidentes),
alimentos – origem. Eixo identidade e autonomia: história da
criança – reconhecimento oral e visual do próprio nome. Eixo corpo
e movimento: linguagem cênica, brincadeiras, linguagem musical
– músicas infantis. Eixo intercomunicações e linguagens:
argumentação por meio de gestos e falas.