Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

CONTO, RECONTO E CANTO QUANDO A MINHA FILHA LEVA O MASCOTE - O PORQUINHO - PARA A CASA, ELA DEMONSTRA UM CUIDADO ESPECIAL COM O ANIMAL E TRANSMITE AS FAMÍLIAS TODOS OS CONHECIMENTOS JÁ ADQUIRIDOS.
Clarindo Jose dos Santos | responsável
Expedição Investigativa

A EXPEDIÇÃO ACONTECEU NA "FAZENDINHA CAMINHO DA ROÇA" - ESPAÇO RECREATIVO E PEDAGÓGICO, LOCALIZADA NO DISTRITO DE PADRE NÓBREGA. AS CRIANÇAS VIVENCIARAM ATIVIDADES DE PLANTAR E REGAR PLANTAS, ALIMENTARAM OS PORQUINHOS E OUTROS ANIMAIS E, ORDENHARAM , MONTARAM EM ANIMAIS E PASSEARAM DE CHARRETES. ENFIM, DESCOBRIRAM COMO ELES VIVEM.

Objetivos

FAZER UM COMPARATIVO ENTRE FICÇÃO E REALIDADE, A PARTIR DO IMAGINÁRIO INFANTIL E DE CLÁSSICOS DA LITERATURA

Comunidade de Aprendizagem

PASSEIO NA FAZENDINHA: INFORMAÇÕES SOBRE OS ANIMAIS FORNECIDAS PELOS FUNCIONÁRIOS DA FAZENDA. PESQUISAS REALIZADAS COM A FAMÍLIA PARA CONFECÇAO DO ALBUM DE INVESTIGACÃO
OFICINA DE BRINQUEDOS COM A FAMÍLIA. CONFECCAO DO PORQUINHO COM PETS
MOMENTO SOCIAL COM A PARTICIPAÇAO DAS FAMÍLIAS

Articulação com o currículo

MATEMÁTICA: ELEIÇÃO DO NOME DO PORQUINHO, TABELA DE PESO E MEDIDAS DO ANIMAL DO PORCO, COMPARANDO COM OS DAS CRIANÇAS.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: TEXTOS COLETIVOS, PAINEL, RODAS DE CONVERSA, LEITURA COMPARTILHADA DOS CLÁSSICOS, SACOLA DE LEITURA, SACOLA DO MASCOTE.
ARTES VISUAIS: PINTURA COM DIVERSAS TÉCNICAS, COLAGEM, DESENHOS LIVRES, DESENHOS DIRIGIDOS, CONSTRUÇÃO DAS CASINHAS DOS TRÊS PORQUINHOS, CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS COM SUCATA.
MÚSICA: MÚSICAS DOS CLÁSSICOS, APRESENTAÇÃO EM MOMENTO SOCIAL.
NATUREZA E SOCIEDADE: VISITA AO HABITAT NATURAL DOS PORCOS,


Ficha Técnica
Escola
CEMEI MARIA STELLA DE CARVALHO LACOMBE

Turma
MATERNAL II- E e MATERNAL II

Número de alunos
40

Educadores
DAIANE DA SILVA NASCIMENTO RELVAS e FABIANA DE OLIVEIRA PANTOLFI

Estado
São Paulo

Município
Pompéia

Cooperativa
SICREDI CENTRO OESTE SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO POMPEIA

Apoiadores
Pais de alunos e BRUDDEN

COMO EDUCADORAS OBSERVAMOS QUE O PROJETO ESTÁ SENDO REALIZADO DE MODO SIGNIFICATIVO ENVOLVENDO NÃO SÓ AS CRIANÇAS COMO TODA A COMUNIDADE. AS CRIANÇAS PARTICIPARAM ATIVAMENTE DE TODAS AS ETAPAS DO PROJETO, DEMONSTRANDO INTERESSES E ADQUIRINDO ASSIM NOVOS CONHECIMENTOS.