Consumo Consciente no Supermercado
“ Foi divertido ir ao supermercado porque tivemos a oportunidade de aprender muito em situação real de funcionamento. O mini mercado realizado em sala contribuiu para que compreendêssemos mais sobre os produtos, sua organização nas prateleiras e sua distribuição; realizar compras, fazendo comparação de preços, o quê e quanto comprar, pagamentos e recebimento de troco.
Opinião coletiva da sala | aluno(a)
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada no Supermercado Pompeia. Os alunos transitaram livremente pelo supermercado observando a distribuição dos produtos nas prateleiras e as sessões que pertenciam e também os seus valores. Compraram alguns produtos na sessão de alimentos – biscoitos e doces. Pagaram nos caixas e conferiram os cupons fiscais.
Objetivos
Desenvolver habilidades no manuseio do dinheiro; despertar o interesse em comprar o necessário com qualidade, pesquisando valores; reconhecer produtos mais saudáveis para nossa alimentação.
Comunidade de Aprendizagem
Entrevista com o gerente e uma funcionaria do supermercado que sanou dúvidas em relação à disposição dos produtos, origens, preços, consumos e informou da diversidade, qualidade de produtos e alternativas de compras de acordo com a escolha de cada um. Visita a uma horta para averiguar o sistema de plantio e produção e constatação de que alguns alimentos tornam-se mais baratos, se adquiridos lá. Organização pelos próprios alunos de um mini mercado utilizando embalagens.
Articulação com o currículo
Matemática –grandezas e medidas –Sistema Monetário ; medidas de comprimento, capacidade e massa –números e operações
Língua Portuguesa - produções de texto bilhetes e relatórios- leituras de embalagens
Ciências – valores nutricionais dos alimentos –alimentos industrializados e naturais - relação campo-cidade - -decomposição dos alimentos-reciclagem
Historia – como surgiu o comércio
Geografia - a origem de diversos produtos (importação) – localização – empresas multinacionais