Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Como pode o peixe vivo viver fora da água fria Levar uma caixa surpresa - o peixinho - para as crianças e ver a alegria delas me deixou muito feliz. E ensinar como se cuida do peixinho foi gratificante.
Natália da Silva de Souza Torres | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada na Praça Brasil-Japão. Naquele lugar existem três lagos com criação de peixes: carpas, kinguios, tilápias, lambaris, cascudo entre outros. A professora informou a natureza dos peixes de viverem sempre na água e que muitas espécies servem de alimentos ao homem.

Objetivos

Os alunos conhecerem sobre a vida dos peixes e sua importância em nossa alimentação.

Comunidade de Aprendizagem

A mãe da criança Sara compareceu a escola e trouxe uma caixa surpresa para as crianças, que ficaram curiosas e ansiosas, tentando adivinhar o que tinha dentro. Um aquário com um peixe foi apresentado e presenteado à turma. A mãe informou os cuidados que aquele peixinho necessitava: temperatura e oxigenação adequada da água, ração para alimentação do peixe, limpeza rotineira do aquário. As famílias contribuíram com pesquisas sobre peixes, que foram trabalhadas pela professora.

Articulação com o currículo

Matemática  cores, formas e tamanhos
Português  texto coletivo
Ciências  ciclo da água
Arte  diversas texturas, músicas, danças
Geografia/História  localização/Socialização


Ficha Técnica
Escola
CEMEI Maria Stella de Carvalho Lacombe

Turma
Maternal I-D

Número de alunos
19

Educadores
Soraia Padilha de Oliveira Silva

Estado
São Paulo

Município
Pompéia

Cooperativa
SICREDI CENTRO OESTE SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO POMPEIA

Apoiadores
pais de alunos e visitantes

O projeto contribuiu para que os alunos conhecessem mais sobre a vida dos peixes, suas características, importância na alimentação, habitat natural, cuidados em ambientes domésticos e necessidade da preservação em ambiente natural. Também reforçou a relação afetiva com os seres deste planeta, neste caso o peixe, compartilhando o mesmo espaço na escola.