Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
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Projeto

Cantando a Gente Brinca e Brincando a Gente Aprende Os pais e as crianças estão encantados e muito envolvidos nesse trabalho. Estão sendo verdadeiros parceiros da escola e muito comprometidos com trabalho proposto.
Marcelo Jefferson Lacerda França | responsável
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada na Associação Oasis de Pompéia. O coordenador geral do projeto, Sr. Marcio Avelar apresentou o local temático: laboratório de música, instrumentos musicais, professores e alunos de música e também assistiram uma apresentação. Conheceram a turma de dança e uma bela apresentação, coreografada com muita graça e singeleza.

Objetivos

Promover o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, dança, teatro.

Comunidade de Aprendizagem

Os coordenadores Marcio e Graziele da Associação Oásis de Pompeia tiveram um bate papo com as crianças sobre o trabalho com a música destacando a importância da linguagem musical na formação das crianças.
- Convidamos um músico para fazer uma apresentação para as turmas e conversar sobre a arte de tocar um instrumento.

Articulação com o currículo

Linguagem oral e escrita: ouvir e cantar músicas/ musicalizar histórias com instrumentos musicais /
- Matemática: Hora da novidade (explorar os instrumentos musicais em questões de forma, tamanho, cores, quantidade); seriação e classificação (instrumentos de brinquedo confeccionados) além de outros materiais da caixa;
- Natureza e Sociedade: trabalhar valores através: solidariedade, respeito, amor, paz, partilha.
- Arte: desenhos, técnicas de pintura, colagens


Ficha Técnica
Escola
CEMEI Sonho de Criança

Turma
Pré I - A e Pré I- B

Número de alunos
41

Educadores
Maria Inês M. S. Andrade e Maria José J. Colabono

Estado
São Paulo

Município
Pompéia

Cooperativa
SICREDI CENTRO OESTE SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO POMPEIA

A metodologia de projeto possibilita definir a criança como sujeito histórico e de direitos de brincar, imaginar, fantasiar, desejar, observar, experimentar, narrar, questionar. Cabe ao professor criar oportunidades para a criança exercitar esses direitos .