Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
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Projeto

Caramujo ou Caracol Eu gostei muito de aprender mais sobre o caramujo e o caracol, de poder brincar com o mascote "Tuga" .Também de pintar o caracol com várias tintas coloridas no prato de pizza. Eu amei tudo isso.
):Anike Aparecida da Silva Coêlho | aluno(a)
Expedição Investigativa

Visita a horta local da Fundação Shunji Nishimura e passeio a horta da escola Conhecemos a diversidades de plantas . Os tipos de hortaliças em suas diferentes características: folha, fruto e raízes, bem como tamanho, cor, textura, e sabor . Na investigação, as crianças encontraram caramujos nas hortaliças, despertando curiosidades.

Objetivos

Levar a criança valorizar e respeitar a natureza e a vida dos animais:
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Comunidade de Aprendizagem

Conversa com o assessor do meio ambiente
Palestra com os integrantes da vigilância Sanitária para informar sobre o caramujo e os cuidados necessários para evitar doenças. A enfermeira esclareceu as diferenças entre o caramujo que podem ser encontrados em folhas de hortaliças que não causam danos à saúde e aqueles que causam danos à saúde.

Articulação com o currículo

Linguagem Oral e Escrita : diversidade textual (pesquisa, convite ,palestras , texto coletivo, poemas etc.)
Matemática: unidade de medida; formas geométricas; contagem oral, etc.
Natureza e Sociedade : habitat dos animais (caracol e caramujo);seres vivos, o que comem e como é seu corpo; cuidado e perigos com esses animais. Plantio de alface
Artes: diversidade de técnicas de pintura; desenho livre da criança; recorte, colagem e confecção de caracol e caramujo com reciclagem


Ficha Técnica
Escola
CEMEI Sonho de Criança

Turma
Pré ll A e Pré ll B

Número de alunos
39

Educadores
Maria Inês M. S Andrade e Vilma Maria do N. Vicentin

Estado
São Paulo

Município
Pompéia

Cooperativa
SICREDI CENTRO OESTE SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO POMPEIA

É um novo olhar de como se trabalhar com projetos, pois estimula e ensina a criança pensar, provocando sua curiosidade. O professor tem a missão de provocar essa curiosidade e direcionar assim sua prática pedagógica.