Brincar ontem, hoje e sempre.
Expedição Investigativa
Foi realizada por meio de entrevistas com os familiares, que compartilharam suas formas de brincar na infância: amarelinha, roda, esconde-esconde, pé-na-lata, balança-caixão, passa anel, pipa, pega-pega, mamãe-da-rua, linguagem do pê, elástico, peteca, pata de elefante, telefone sem fio. Apresentação das telas do pintor brasileiro Candido Portinari , retratando as brincadeiras de crianças
Objetivos
Resgatar brincadeiras vivenciadas pelos pais e avós e desconhecidas pelas crianças. Propor a interação entre as crianças, pais e avós por meio de brincadeiras, desenvolvendo o espírito cooperativo e coordenação motora
Comunidade de Aprendizagem
As famílias foram convidadas para virem ao Cemei para brincar com as crianças, aas brincadeiras de infância . Inicialmente, cada pai participava das brincadeiras com a turma de seu filho e em seguida houve interação entre as outras turmas. Os pais explicavam como se brinca cada brincadeira proposta no evento. Oficina de brinquedos com a participação das famílias, confecção de brinquedos, sacola de brinquedos da infância de pais, avós, tios ou responsáveis.
Articulação com o currículo
Roda da conversa, texto coletivo, leitura de textos informativos, instrucionais, tabelas, gráficos, contagem, comparação, classificação, confecção de brinquedos com sucatas e materiais novos, desenho utilizando vários materiais, apreciar obras de arte, pintura em tela, reproduzindo obras de Portinari.