Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Brincar ontem, hoje e sempre.
Expedição Investigativa

Foi realizada por meio de entrevistas com os familiares, que compartilharam suas formas de brincar na infância: amarelinha, roda, esconde-esconde, pé-na-lata, balança-caixão, passa anel, pipa, pega-pega, mamãe-da-rua, linguagem do pê, elástico, peteca, pata de elefante, telefone sem fio. Apresentação das telas do pintor brasileiro Candido Portinari , retratando as brincadeiras de crianças

Objetivos

Resgatar brincadeiras vivenciadas pelos pais e avós e desconhecidas pelas crianças. Propor a interação entre as crianças, pais e avós por meio de brincadeiras, desenvolvendo o espírito cooperativo e coordenação motora

Comunidade de Aprendizagem

As famílias foram convidadas para virem ao Cemei para brincar com as crianças, aas brincadeiras de infância . Inicialmente, cada pai participava das brincadeiras com a turma de seu filho e em seguida houve interação entre as outras turmas. Os pais explicavam como se brinca cada brincadeira proposta no evento. Oficina de brinquedos com a participação das famílias, confecção de brinquedos, sacola de brinquedos da infância de pais, avós, tios ou responsáveis.

Articulação com o currículo

Roda da conversa, texto coletivo, leitura de textos informativos, instrucionais, tabelas, gráficos, contagem, comparação, classificação, confecção de brinquedos com sucatas e materiais novos, desenho utilizando vários materiais, apreciar obras de arte, pintura em tela, reproduzindo obras de Portinari.


Ficha Técnica
Escola
CEMEI Maria Stella de Carvalho Lacombe

Turma
Todas as turmas de PRE I

Número de alunos
120

Educadores
Rosalinda Miyuki Sandra Geraldino Neuza Ubera Alzira Dias Raquel Milan

Estado
São Paulo

Município
Pompéia

Cooperativa
SICREDI CENTRO OESTE SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO POMPEIA

O projeto foi uma forma de recuperar a história das brincadeiras que brincaram nossos avós, pais e nós mesmos. trata-se de um patrimônio histórico e cultural que necessita ser conhecido pelas novas gerações. São brincadeiras naturais, espontâneas e sadias.