Banda
“ Aprendi a cantar, a falar ônibus (que não conseguia), aprendi a tocar, fazer o instrumento com semente e a plantar flor.
Luiz Henrique Passos Vieira | aluno(a)
Expedição Investigativa
No centro do círculo foi colocado alguns materiais trazidos pela professora e pelos alunos. Cada aluno recebeu o óculos e foi convidado a olhar o que estava no meio do círculo e o que eles estavam vendo. Conversamos sobre onde encontramos estes materiais e após realizamos um passeio pelos arredores da escola para observar se as pessoas deixam estes materiais na rua ou nas lixeiras. A pergunta exploratória foi: O que fazem com o material reciclável?
Objetivos
Oportunizar a observação, exploração e a criatividade dos alunos através da coleta de materiais recicláveis junto as famílias nas atividades da Educação Infantil.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
Linguagem, Expressão corporal, Artes, Matemática e Música:
• Coleta de materiais recicláveis através de bilhetes as famílias envolvidas.
• Agrupar os materiais coletados por objeto a ser criado com os alunos.
• Decoração dos materiais coletados.
• Criar desenhos, brinquedos, ornamentos, plantar flores, tocar, fazer música (som), criar instrumentos para a bandinha.
• Confeccionar com material reciclável objetos para serem usados nas brincadeiras e atividades da Educação Infantil.
• Criar uma bandinha com os instrumentos confeccionados pelos alunos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornarem à sala de aula a professora conversou com os alunos sobre o que eles viram. Pediu para os alunos citarem nomes de materiais recicláveis que eles já conhecem. Após pediu para os mesmos sugerirem o que poderia ser criado com material reciclável. As crianças sugeriram alguns nomes os quais a professora registrou em seu caderno. Após a professora foi lendo e pedindo para cada aluno falar o que mais gostou. O mais votado foi: Banda.