O MUNDO DOS ANIMAIS
“ Gostei do projeto, porque nunca tinha ido a um zoológico e pode conhecer mais sobre a vida dos animais. Eu gostaria que os animais vivessem livres na natureza.
Arthur Gabriel Machado da Silva | aluno(a)
Expedição Investigativa
Pergunta exploratória: Qual a importância dos animais de diferentes espécies para o meio ambiente? E que cuidados devemos ter com os animais de estimação? Com óculos especiais, saímos na comunidade Vila Felim num passeio investigativo, para verificar possíveis animais existentes na mesma. Andamos também no pátio da Escola, verificando se encontramos animais.
Objetivos
Compreender as diferenças e semelhanças entre os animais, refletindo sobre sua importância, cuidados e riscos de extinção, conscientizando-os a cooperar na preservação de cada espécie.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Língua Portuguesa: Desenvolver dinâmicas, cooperativas e construtivas; internalizar valores, como por exemplo, respeito, solidariedade; Produção textual individual e coletivo; criar rimas, parlendas, bilhetes, cartas enigmáticas, música, paródias;
• Matemática: Confecção de jogos pedagógicos, envolvendo o mundo animal. Gráficos, compreender e resolver histórias matemáticas, cálculos, numerais.
• Ciências Naturais e sociais: Caracterizar diferentes animais quanto seu habitat, alimentação e características específicas; Percepção dos sentidos, alimentação, etc. Entrevistar um membro da Polícia Ambiental; solicitar orientações com a bióloga da Secretaria do Meio Ambiente.
• Expressão Corporal e Artes: Histórias sobre animais, valores, dramatizações, teatro, confecções de máscaras, confecções de jogos integrando as áreas do conhecimento, trabalho com argila, música, teatro, encenações, buscando a riqueza e a diversidade do mundo animal.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornamos para a sala, conversamos sobre os animais que encontramos na Vila Felim.
Após a retomada da expedição foi questionado, o que os alunos gostariam de aprender sobre os animais?
Os alunos relataram que tem animal de estimação em casa: revelaram o nome, o que ele come, como cuidam.
Após esses momentos, os alunos sugeriram o nome do nosso projeto como: O MUNDO DOS ANIMAIS.