Feliz
“ Gostei das capinhas dos chapeuzinhos porque dá para brincar e das coisas que a chapeuzinho tinha nas cestas.
Isabeli Gracioli | aluno(a)
Expedição Investigativa
Com a pergunta: Qual história infantil que mais gosto? Os alunos tiveram contatos com diversos livrinhos de histórias infantis, onde os mesmos demonstraram bastante entusiasmo e curiosidade.
Durante a visita na biblioteca, os alunos demonstraram muito interesse em conhecer e ver as ilustrações do livrinho de Chapeuzinho Vermelho. Sendo assim, foi apresentado a eles através de relatos uma versão diferente da história original de Chapeuzinho Vermelho, que é “Os Chapeuzinhos coloridos”.
Objetivos
Resgatar a arte de contar histórias infantis, incentivando o hábito da leitura para despertar a imaginação e a fantasia, incentivando atitudes e valores.
Comunidade de Aprendizagem
Professora, alunos, professora itinerante, Família, supervisora.
Articulação com o currículo
• Área das Linguagens: Confecção de chapeuzinhos coloridos para história, Visita de Estudos à Unidade Sicredi
• Diálogo sobre fofoca e valores, familiar do aluno vem na escola para contar uma história;
• Áreas das Ciências: Salada de frutas;
• Áreas do Conhecimento de mundo: Confecção do livro “ Minha Vida” com parceria da família;
• Área das ciências: Conhecer animais em extinção e seu habitat, Caminhada aos arredores da escola para observar animais. Confecção de livrinhos sobre animais.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Na sala de aula, sentados em rodinha no tapete, os alunos relataram oralmente e após através de desenho a visita feita à biblioteca. Também foi escolhido o nome do projeto, onde os alunos opinaram e entrando em consenso, a maioria dos alunos optaram em colocar no projeto nome de “Feliz”.