SOMOS DIFERENTES
“ Achei interessante o projeto, ele não nos deixa fazer bullyng com os outros. Respeitando a diferença dos outros, sendo amigo, gentil, parceiro, companheiro um do outro. Respeitando as idades, tamanhos e aparências do outro.
Enio Cardoso | aluno(a)
Expedição Investigativa
A professora e as crianças realizaram a expedição investigativa envolvendo todos as crianças da Escola. Foi lançada para a turma a pergunta exploratória: Todos somos iguais?
Objetivos
Promover relações de respeito e cooperação no espaço Escolar, convivendo com as diferenças, fortalecendo a identidade e os direitos e deveres de cada um e aprendendo a respeitar o próximo.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Português: Fazer placas de palavras ou frases valorizando e respeitando o outro; e a si mesmos. Construir história do trabalho a ser realizado pelos alunos. Criar desenho dando ênfase as diferenças. Criar um livro sobre a história de vida de cada um, com entrevistas escritas e orais.
• Ciências: Palestra com psicólogo sobre a identidade de cada aluno, pessoal e social. Orientações sobre as diferenças.
• Matemática: Medição dos alunos. Cálculos de adição, subtração, multiplicação e divisão. Trabalhar com gráficos.
• Educação Artística: Realizar pintura nos murros da Escola, com desenhos de crianças diferentes. Confeccionar diferentes bonecos de meia e dar um nome e uma família a cada um.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Logo feito a caminhada e algumas anotações nos reunimos na sala de aula, e apontamos as diferenças encontradas entre os alunos.
Observou-se que ninguém é igual, mas que é preciso respeitar as pessoas e para que todas as crianças da escola percebam que ninguém é igual, pensou-se em pintar os murros da Escola desenhos de crianças diferentes de classe, cor e raça, dando ênfase a inclusão e a necessidade do respeito para com o outro.