MALA DIFERENTE
“ Gostei de levar a mala para casa, pude brincar com a mala, a mãe contou uma história para mim, e gostei de vestir de Rainha para contar a história para meus colegas.
Yasmim Rafaela Morais Guites | aluno(a)
Expedição Investigativa
Pergunta exploratória: Você gosta de ouvir histórias?
De posse dos óculos especiais, fomos até a biblioteca verificar os livros que se encontram no baú, livros de clássicos infantis.
Manuseamos por um bom tempo diversos livros, escolhemos um para a professora contar, houve reconto e a solicitação de ouvir mais e mais histórias.
Objetivos
Estimular o interesse pela leitura de uma maneira criativa, estratégia que será usada para envolver a família de uma forma que ela venha cooperar no processo ensino aprendizagem de suas crianças.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
Áreas da Linguagens da Arte e do Conhecimento de Mundo:
• “Dia D” (circuito de atividades motoras no pátio)
• Recontar a história ouvida em casa para seus colegas vestido de rei ou rainha sentado no trono - “Dia do Rei e da Rainha”.
• Contar uma história através da sua dramatização.
• Confeccionar painéis sobre histórias trabalhadas envolvendo a linguagem escrita e artística.
• “Cuidando do meu corpinho” histórias que trabalham os cuidados com o corpo. (Profissionais e famílias).
• Histórias infantis que representam nosso Estado.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao voltar para a sala de aula, houve a hora da rodinha da conversa sobre a ida até a biblioteca da Escola, o que acharam, o que encontraram lá:
Também foi questionado quem tem livrinhos em casa? Quem houve histórias em casa? Quem conta? Gostaria de levar um livrinho dentro de uma mala de rodinha para casa para alguém lhe contar antes de dormir?
Depois de todos esses momentos deu-se o nome para o projeto: “MALA DIFERENTE”.