OS BICHOS SÃO NOSSOS AMIGOS
“ Gostei, aprendi a diferença entre animais domésticos e selvagens, que os animais não gostam de serem retirados do seu habitat natural, nem viver em gaiolas, e aprendi também que mamífero voador que dá leite para seu filho é o morcego.
Arthur Cantarelli | aluno(a)
Expedição Investigativa
No dia 04 de maio, a professora realizou uma expedição investigativa envolvendo os seguintes momentos:
Pergunta exploratória: Devemos cuidar proteger ou maltratar os animais? Por quê?
De posse dos óculos especiais, saímos na comunidade verificar quais animais encontramos na localidade.
Andamos também no pátio da Escola, verificando se encontramos animais.
De volta para a sala de aula, comentamos e relatamos todos os animais que encontramos no caminho da nossa investigação.
Objetivos
Ensinar desde cedo a respeitar, valorizar e proteger os animais em geral.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local.
Articulação com o currículo
• Áreas das Linguagens: Trabalhar com brincadeiras cantadas com letras sobre animais (roda, a dança das cadeiras, estátua);
• Áreas das Artes: Trabalhar com confecção de jogos de animais (quebra-cabeças, memória, dominó)
• Áreas das Ciências: Trabalhar seres vivos “Amor e Responsabilidade” – cuidados e proteção (Hamster para sala de aula);
• Áreas das Linguagens: “Diário de bordo” – confecção de um diário que irá acompanhar o Hamster
• Áreas do Conhecimento de mundo “Aqui eu fico” visita de estudo no Criadouro São Braz – local exemplo de tratar bem animais;
• Ensino Religioso: “Respeito à vida” – animais de estimação, nome, espécie, cuidados, etc
• Áreas das ciências: Descobrir a importância dos animais para nossa vida, cuidados com meu corpinho, higiene pessoal e com os animais.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao voltar para a sala, houve a rodinha da conversa sobre os animais que encontramos dentro e fora da escola. Após a retomada da expedição foi questionado as crianças sobre o que elas queriam aprender sobre os animais.
Também foi questionado quem tem animal de estimação em casa: seu nome, de quem ganhou, quem alimenta ele, o que ele come.
Depois de todos esses momentos deu-se o nome para o projeto, que é: “OS BICHOS SÃO NOSSOS AMIGOS”.