Lixo Legal
“ Foi legal ir nas casas pedir para as pessoas não jogarem lixo nas ruas. Com alguns lixos que juntamos, fizemos trabalhinhos.
Emilly Maria Pinto da Silva | aluno(a)
Expedição Investigativa
Realizaram uma investigação na escola, no seu entorno e no Balneário das Tunas, tendo como pergunta norteadora: ¨Qual a importância de manter um ambiente limpo?
Os alunos demonstraram grande interesse durante a investigação, destacando sua indignação a cada objeto (lixo) encontrado fora das lixeiras. Após a investigação, na roda de conversa, as crianças registraram através de relatos orais, tudo o que observaram.
Objetivos
Estabelecer relação entre homem e o meio ambiente, na qual valorize de forma acentuada a destinação do lixo em recipientes adequados.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
• Artes Plásticas, Pinturas de placas, Desenhos: Oficina para confecção de brinquedos com material reciclável;
• Linguagem: Interação através da linguagem (Visitas na comunidade para alertar sobre a importância da reciclagem);
• Linguagem: Exploração de diferentes materiais;
• Matemática; Classificação do Material recolhido e Contagem do material recolhido;
• Ciências: Cuidados com o Meio Ambiente, dar um fim útil ao lixo;
• Estudos Sociais: Conhecimento da ação do homem sobre a natureza, desenvolvimento Social e Afetivo, trabalhar em grupo e respeitar os direitos e deveres de cada um.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornar da expedição os alunos estavam entusiasmados, fizeram vários comentários sobre a sujeira ao redor da escola e dentro da mesma. Destacaram os papéis do lanche jogados na praça da escola. Falaram sobre as doenças que o lixo pode trazer, e queriam saber mais sobre o projeto.