Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Cooperativa Escolar Brotando da Terra “Tem a ver com aquilo que a gente faz, com aquilo que a gente é, colocamos sementes na terra, cuidamos e colhemos os frutos e nós como estudantes somos sementes que vamos fazer uma sociedade diferente”. (Fábia Juliana, 14 anos)
Fabia Juliana | aluno(a)
Expedição Investigativa

O cooperativismo escolar visa facilitar o processo de aprendizagem, despertar o espirito de cooperação, estimular a independência social, econômica, política e cultural de jovens cidadão do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Fortalece a educação emancipatória, resignificando experiências de aprendizagem em uma comunidade rural do município de Sinimbu e traz um olhar para a busca de novas lideranças que pensem o meio rural como algo sustentável e um lugar prazeroso para viver.

Objetivos

• Oportunizar aos jovens uma experiência formativa, onde possam vivenciar os princípios e valores do cooperativismo, baseados sempre na justiça social, solidariedade, participação, igualdade, autonomia e que tenham o olhar voltado ao desenvolvimento sustentável da comunidade a que pertencem, desenvolvendo assim cidadãos com potenciais para se tornarem gestores, empreendedores cooperativistas e líderes comunitários atuantes.

Comunidade de Aprendizagem

Linha Almeida, Sinimbu

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Geografia, História


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Guararapes

Diretor
Lilian Carvalho

Turma
6º ao 9º ano

Número de alunos
42

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Sinimbu

Cooperativa
SICREDI VALE DO RIO PARDO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SINIMBU

Apoiadores
Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura Municipal, Emater, Senar

Assessoria Pedagógica
Programa A União faz a Vida, Everaldo Marini
Cooperativa Escolar busca formular uma proposta pedagógica com base na participação ativa e autônoma dos jovens estudantes em atividades práticas/reflexivas, mediadas pelo corpo docente e apoiadas pelas famílias e moradores da comunidade.
O cooperativismo escolar visa facilitar o processo de aprendizagem e despertar o espirito de cooperação.
Lilian Carvalho | Professor(a)