Através das brincadeiras eu aprendo
Expedição Investigativa
Fomos a residência de uma professora aposentada próximo a escola, nos recepcionou com muito carinho, relatou que quando criança brincava com boneca de espiga de milho, onde criava seus próprios animais, subia em arvores, , enfim, explicou aos alunos que sua infância foi maravilhosa. Também respondeu aos questionários das crianças, brincou com elas e por fim nos presenteou com um lenço bonito para brincarmos de gata cega. Pergunta exploratória: Do que você brincava?
Objetivos
Oportunizar aos alunos desenvolvimento motor, cognitivo e social através de vivências lúdicas para que possam conhecer os diferentes tipos de brincadeiras que surgiram no decorrer dos anos, divertindo-se e aprendendo com elas.
Comunidade de Aprendizagem
Professor, alunos e família.
Articulação com o currículo
-Concentração, motricidade ampla e final/Ações: Construção de brinquedos antigos-Socialização/Ações: Tarde da integração- Motricidade, socialização/Ações: Produção do boneco de biscoito- Atenção, memória/Ações: Releitura de obra de arte- Cooperação e criatividade/Ações: Sacolinha surpresa para adivinhação- Concentração, motricidade/Ações: História “verdes, azuis, e vermelhinhas”, confecção das bolitas- Cooperação, interação, criatividade e coordenação motora/Ações: Questionário para os pais sobre “brincadeiras antigas”- Cooperação, interação, criatividade e coordenação motora/Ações: Confecção de peteca com sucatas- Raciocínio, interação e criatividade: Confeccionar: Jogo da Velha- Integração/Ações: Cinema em 3D- Cooperação, atenção, motricidade e memória/Ações: Resgate de brincadeiras antigas