Educação e Saúde é o que interessa... o resto não tem pressa
“ “Nós aprendemos muito sobre a importância dos hábitos naturais, como chás e pomada caseira, que as pessoas da comunidade ajudaram nós a fazer na escola. Este ano foi muito boa as aulas da profe Maristela, ela trouxe muitas novidades para a sala de aula.
. | aluno(a)
“ “As atividades desenvolvidas na turma este ano foram cooperativas e solidárias. Nossa família se envolveu de forma participativa onde obteve-se um bom retorno pois os chás e a pomada feita na escola com ajuda das crianças e pessoas da comunidade estam sendo usada pelos membros da nossa família”. Acreditamos que as atividades desenvolvidas motivaram ainda mais as crianças no aprendizado dos conteúdos”.
. | responsável
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu na escola e na família. No primeiro dia de aula, a partir da dinâmica onde (a professora) vestida de médica distribuiu as “Pílulas da Alegria”. O segundo momento com a palestra da Nutricionista que discorreu sobre os hábitos saudáveis na infância. Deixou os alunos em clima de expectativa e muitas interrogações, onde a principal curiosidade apontada foi: “Porque ficamos doentes?;Como eu me cuido? ”
Objetivos
Valorizar e incentivar atitudes e comportamentos favoráveis em relação à alimentação e a saúde, desenvolvendo a responsabilidade no cuidado com o próprio corpo e com os espaços em que habitam.
Comunidade de Aprendizagem
Avós dos alunos do 2º ano;
Dentista e Nutricionista do município;
Integrantes da Pastoral da saúde;
Senhoras da comunidade com tradição no uso de chás caseiros.
Articulação com o currículo
LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura. Interpretação de textos. Ortografia. Sinais de pontuação. Produção de textos (gravuras, sequências). Formação de frases. Convite, bilhete, aviso, diálogo: Enquete com os alunos (descrição das atitudes que favorecem hábitos saudáveis). Entrevista com as avós e familiares. Informativo sobre as plantas medicinais. Receitas caseiras.
CIÊNCIAS: Higiene corporal e do ambiente. Saúde. Alimentação. Medicina caseira. Meio ambiente. Plantas e suas partes: identificação das principais plantas medicinais utilizadas pelas avós dos alunos. Oficina de confecção de pomadas. Confecção do álbum de folhas das plantas medicinais. Criação de informativo sobre as plantas medicinais.
MATEMÁTICA: venda de produtos confeccionados a partir de plantas medicinais.