Classificação: Saúde
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

“COMER... COMER para poder crescer e aprender” “Eu achei que foi muito legal, porque incentiva a criança a não só gostar de produtos industrializados, mas sim gostar de produtos naturais. Eu gostei porque eu e meus colegas fizemos coisas juntos como: sequilhos de laranja, geleia de laranja e de amora, crepe e muito mais. Acho que o programa A União faz A Vida deve continuar porque é muito bom”.
. | aluno(a)
“Trabalhar com projetos é uma caminhada que já vem de muitos anos e isso só tem a contribuir para os alunos. A minha filha gostou demais das atividades realizadas em sala, o livro dos chás, as receitas. O carinho especial que a professora teve com minha filha não há dinheiro que pague. Sou muito grata a ela, pois com carinho e muita paciência entendeu o jeito dela. As atividades diferenciadas fazem muito a diferença para que ocorra a aprendizagem”.
. | responsável
Expedição Investigativa

A primeira expedição iniciou na sala de aula após avaliação diagnóstica em que apontou a realidade alimentar das crianças e adolescentes, que não tomam o café (principal refeição do dia), pois levantam tarde, não almoçam corretamente, substituindo a refeição pelo lanche (torrada).
A segunda expedição investigativa foi realizada nas propriedades dos alunos que moram no meio rural.

Objetivos

Identificar e reconhecer a importância de consumir alimentos naturais e frescos produzidos no município.

Comunidade de Aprendizagem

Famílias dos alunos do 3º ano;
Nutricionista Larissa Lirio Tonon;
Merendeiras da Escola.

Articulação com o currículo

Ciências: Origem e valor dos alimentos (vitaminas). Plantas comestíveis e chás (medicina caseira). Reaproveitamento das sobras de alimento: Realizou-se uma pesquisa de campo sobre o cardápio semanal no contexto familiar: cada aluno trouxe seu cardápio e organizamos em planilhas para realização de diversas atividades.Preparo dos alimentos e organização de receitas. Oficinas de aproveitamento dos alimentos, por exemplo, com a “laranja” que produzimos o suco, usamos no bolo, em geleias, o pudim e os sequilhos.
Português: Elaboração de cardápios. Elaboração do livro de receitas com o aproveitamento dos alimentos e o Livro dos chás.
Matemática: Sistema monetário e sistema de medidas: Elaboração de problemas a partir das oficinas e pesquisas de campo. Realização de pesquisas de preços dos produtos. Comercialização dos produtos confeccionados ao término do projeto.
Estudos sociais: Pesquisa sobre os produtos produzidos no contexto familiar.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Leopoldo Birkhan

Diretor
Giovane Inês Saggin Gatti

Turma
3º ano

Número de alunos
14

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Saldanha Marinho

Cooperativa
SICREDI PLANALTO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SALDANHA MARINHO

As principais aprendizagens construídas pelos alunos foram: o reaproveitamento das frutas, verduras e alimentos da época, também o gosto por as consumir. Contei com o apoio das mães e equipe diretiva da escola que não mediram esforços em ajudar e apoiar durante o desenvolvimento do projeto. Foi valido porque os alunos aprenderam que uma alimentação saudável começa na nossa casa produzindo o seu próprio alimento que será consumido pela família.
Marli Terezinha Damiani Moraes | Professor(a)