“COMER... COMER para poder crescer e aprender”
“ “Eu achei que foi muito legal, porque incentiva a criança a não só gostar de produtos industrializados, mas sim gostar de produtos naturais. Eu gostei porque eu e meus colegas fizemos coisas juntos como: sequilhos de laranja, geleia de laranja e de amora, crepe e muito mais. Acho que o programa A União faz A Vida deve continuar porque é muito bom”.
. | aluno(a)
“ “Trabalhar com projetos é uma caminhada que já vem de muitos anos e isso só tem a contribuir para os alunos. A minha filha gostou demais das atividades realizadas em sala, o livro dos chás, as receitas. O carinho especial que a professora teve com minha filha não há dinheiro que pague. Sou muito grata a ela, pois com carinho e muita paciência entendeu o jeito dela. As atividades diferenciadas fazem muito a diferença para que ocorra a aprendizagem”.
. | responsável
Expedição Investigativa
A primeira expedição iniciou na sala de aula após avaliação diagnóstica em que apontou a realidade alimentar das crianças e adolescentes, que não tomam o café (principal refeição do dia), pois levantam tarde, não almoçam corretamente, substituindo a refeição pelo lanche (torrada).
A segunda expedição investigativa foi realizada nas propriedades dos alunos que moram no meio rural.
Objetivos
Identificar e reconhecer a importância de consumir alimentos naturais e frescos produzidos no município.
Comunidade de Aprendizagem
Famílias dos alunos do 3º ano;
Nutricionista Larissa Lirio Tonon;
Merendeiras da Escola.
Articulação com o currículo
Ciências: Origem e valor dos alimentos (vitaminas). Plantas comestíveis e chás (medicina caseira). Reaproveitamento das sobras de alimento: Realizou-se uma pesquisa de campo sobre o cardápio semanal no contexto familiar: cada aluno trouxe seu cardápio e organizamos em planilhas para realização de diversas atividades.Preparo dos alimentos e organização de receitas. Oficinas de aproveitamento dos alimentos, por exemplo, com a “laranja” que produzimos o suco, usamos no bolo, em geleias, o pudim e os sequilhos.
Português: Elaboração de cardápios. Elaboração do livro de receitas com o aproveitamento dos alimentos e o Livro dos chás.
Matemática: Sistema monetário e sistema de medidas: Elaboração de problemas a partir das oficinas e pesquisas de campo. Realização de pesquisas de preços dos produtos. Comercialização dos produtos confeccionados ao término do projeto.
Estudos sociais: Pesquisa sobre os produtos produzidos no contexto familiar.