Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A Joaninha
Expedição Investigativa

Com a Pergunta Exploratória:"Vamos conhecer a história da joaninha que perdeu as pintas?", a turma realizou a Expedição Investigativa, tomando gosto e encantamento pela joaninha. A partir dessa evidência, a professora legitimou democraticamente a escolha do tema.

Objetivos

Estimular o hábito da leitura e a construção do letramento.

Comunidade de Aprendizagem

GUILHERME POMPIANO
BIÓLOGO DO INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL (ISA)

Articulação com o currículo

O tema do projeto foi dinamizado, a partir das perguntas que surgiram do contexto da turma na etapa do Índice Formativo.
Assim, o currículo foi articulado, de forma a responder as curiosidades das crianças, sendo elas:
a) O que as joaninhas comem?
b) Qual é o tamanho das joaninhas?
c) Quantos anos vivem?
d) Como nascem as joaninhas?
As perguntas foram dialogadas pela área de Ciências Naturais, com a efetiva participação da comunidade de aprendizagem.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear foi construído de forma participativa, onde, após conhecerem a história os alunos escolheram o tema: A joaninha.

Ficha Técnica
Escola
EMEB PIONEIROS DE CANARANA

Turma
1º ANO “B”

Número de alunos
22

Estado
Mato Grosso

Município
Canarana

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CANARANA

Fiquei surpresa com o resultado do projeto. Amei trabalhar com essa metodologia, pois além de perceber o desenvolvimento das crianças, percebi que elas participaram, estavam mais felizes e curiosas, me incentivaram a pesquisar e a chamar outras pessoas da comunidade de aprendizagem para dentro da escola.