A Joaninha
Expedição Investigativa
Com a Pergunta Exploratória:"Vamos conhecer a história da joaninha que perdeu as pintas?", a turma realizou a Expedição Investigativa, tomando gosto e encantamento pela joaninha. A partir dessa evidência, a professora legitimou democraticamente a escolha do tema.
Objetivos
Estimular o hábito da leitura e a construção do letramento.
Comunidade de Aprendizagem
GUILHERME POMPIANO
BIÓLOGO DO INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL (ISA)
Articulação com o currículo
O tema do projeto foi dinamizado, a partir das perguntas que surgiram do contexto da turma na etapa do Índice Formativo.
Assim, o currículo foi articulado, de forma a responder as curiosidades das crianças, sendo elas:
a) O que as joaninhas comem?
b) Qual é o tamanho das joaninhas?
c) Quantos anos vivem?
d) Como nascem as joaninhas?
As perguntas foram dialogadas pela área de Ciências Naturais, com a efetiva participação da comunidade de aprendizagem.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear foi construído de forma participativa, onde, após conhecerem a história os alunos escolheram o tema: A joaninha.