Frutas e gorduras
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu através de uma palestra com a nutricionista no espaço escolar. A palestra provocou o diálogo sobre a alimentação saudável e estimulou as crianças a analisarem como elas tem se alimentado no cotidiano.
Objetivos
Despertar o gosto e o prazer por uma alimentação saudável, como forma de potencializar a qualidade de vida.
Comunidade de Aprendizagem
Nutricionista Raquel.
Nutricionista Elenice Cortina.
Frutaria Lima Limão.
Articulação com o currículo
O trabalho pedagógico deu-se de forma dinâmica e, a professora utilizou diversas estratégias para garantir os direitos de aprendizagens dos alunos, evidenciando sempre a necessidade de construir conceitos, procedimentos e atitudes em relação ao tema do projeto.
O componente curricular que articulou os saberes foi Ciências, e os direitos garantidos as crianças foram:
a) reconhecimento da diversidade de frutas, e de seus compositivos.
b) reconhecimento dos tipos de gorduras.
c) compreensão de como deve ser uma alimentação saudável.
d) aprendizagem das vitaminas e suas funções e da frutose.
e) identificação das gorduras boas e gorduras ruins.
f) reconhecimento das relações existentes entre as informações e os experimentos adquiridos e desenvolvidos por cientistas e o estabelecimento de conceitos e teorias.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu após a construção de atividades pedagógicas que exploraram a expedição investigativa, onde os alunos tiveram a oportunidade de escolher o tema do projeto.