Favelas
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através de um documentário, que estimulou os alunos a observarem as principais expressões presentes no mesmo e, a desenvolverem sequencialmente atividades exploratórias.
Objetivos
Reconhecer como os aspectos ambientais, sociais, econômicos e multiculturais se relacionam e, qual o papel de cada sujeito nessa relação.
Comunidade de Aprendizagem
Docentes da área de Ciências Humanas
Articulação com o currículo
O processo de construção do conhecimento, a partir da escolha democrática do tema do projeto, possibilitaram um diálogo fecundo entre as áreas de Ciências da Natureza(matriz do projeto), com as áreas de Ciências Humanas, Matemática e Linguagem.
As disciplina de Ciências, foi abrindo espaço para o diálogo com as disciplinas de História, geografia, Língua Portuguesa e Matemática, e, nesse sentido, as aprendizagens ocorreram de forma participativa, destacando a compreensão dos alunos sobre os seguintes aspectos:
a) Concepção de favela.
b) Compreensão da realidade vivida pelos moradores em uma favela.
c) Leitura imagética de diferentes favelas e contextos sociais.
d) Leitura da relação: ambiente/cultura/economia/tecnologia, como compositivo da realidade das favelas brasileiras.
e) Características presentes em uma favela.
f) Problemas ambientais, sociais, econômicos, organizacionais e, multiculturais presentes em uma favela.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema deu-se de forma participativa e democrática, onde os alunos após sugerirem diferentes temas, realizaram uma votação, que teve como tema escolhido: "Favelas".