Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Vegetação
Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através do Vídeo _ " A caminho da Escola", onde os alunos tiveram oportunidade de olhar para as caraterizações audiovisuais a partir da Pergunta Exploratória que norteou a atividade da turma. Com atenção e, foco na pergunta, os alunos assistiram o vídeo e, posteriormente, realizaram as atividades que integraram a exploração da expedição.

Objetivos

Relacionar aspectos gerais dos diferentes ambientes, contextualizando-os a realidade observada no cotidiano.

Comunidade de Aprendizagem

Professores das disciplinas que integram a área de Ciências da Natureza

Articulação com o currículo

O projeto possibilitou a articulação entre as disciplinas que integram a área de Ciências da Natureza, concebendo a aprendizagem dos alunos de forma significativa, sob os seguintes aspectos:
a) Leitura da realidade local e regional.
b) Reconhecimento e caracterização da vegetação local, regional e, dos biomas.
c) Identificação dos aspectos que caracterizam a vegetação e suas problemática.
d) Leitura e escrita da realidade ambiental e, consequentemente social.
e) Compreensão, análise e apropriação do mundo das tecnologias
e das ciências.
O projeto propiciou a articulação das Ciências da Natureza, à cultura em geral, à Matemática, à Arte, à História e à Geografia.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A partir das atividades de exploração da expedição, a turma construiu uma lista de aspectos que chamaram a atenção. Entre as ideias sugeridas pelos alunos, foi necessária a realização de uma votação, que contemplou a identificação de temas e a defesa da importância/relevância do mesmo.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Eneli Firmo Bandeira Scapinelo

Turma
7 ano

Número de alunos
28

Estado
Mato Grosso

Município
Sapezal

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAPEZAL

O trabalho com essa metodologia oportunizou a aproximação com os alunos e, através dela, foi possível compreender como ocorreu o processo de construção do conhecimento.