Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Contar histórias
Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa deu-se por meio de uma contação de história realizada no espaço pedagógico da turma, onde a professora apresentou para as crianças uma caixa com diferentes materiais. Dentre todos os recursos observados e manuseados, o que mais chamou atenção das crianças foram as histórias infantis. Houve a percepção de que as crianças ficaram interessadas por conhecer as histórias que estavam na caixa.

Objetivos

Estimular o prazer das crianças pela leitura de histórias infantis.

Comunidade de Aprendizagem

Marinalva Ribeiro da Silva _ Coordenadora Pedagógica

Articulação com o currículo

A área mais trabalhada nesse projeto foi a de Linguagem por possibilitar uma aproximação dos seus contextos, garantindo assim o direito das crianças aprenderem de forma significativa e ilustrativa sobre diferentes literaturas.
A articulação curricular, promovida no campo da Linguagem, favoreceu a aprendizagem dos seus diferentes tipos, com destaque: verbal, corporal, musical e visual.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do tema ocorreu através de uma lista de identificação dos objetos que cada criança escolheu da caixa e, da relação deste objeto com as práticas cotidianas contempladas na rotina. O que mais chamou atenção das crianças foram as histórias infantis e, o que elas mais apreciam são as contações realizadas pela professora, que dinamiza o processo.

Ficha Técnica
Escola
Centro de Educação Infantil: José Antenor de Oliveira

Turma
Maternal III A

Número de alunos
20

Estado
Mato Grosso

Município
Sapezal

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAPEZAL

A contação de histórias é uma atividade lúdica que desperta a curiosidade e o interesse da criança pelo livro. Por meio dos contos, a criança viaja pela imaginação para mundos encantados, para culturas diversas e vive muitas experiências.