Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
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Projeto

Sons e Movimentos
Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realiza através da observação das crianças no contexto pedagógico, quando as mesmas participaram de uma atividade de musicalidade. A professora utilizou diferentes sons e, com eles observou e registou a dinâmica de cada criança, refletindo sobre o que cada uma revelava. Dentre os apontamentos, o que mais expressou e sintetizou a atividade foram os Sons e os Movimentos.

Objetivos

Estimular a linguagem, a conversa, o canto, a brincadeira, a expressão, o raciocínio lógico, a coordenação motora, a percepção visual e auditiva por meio de atividades sonoras, da musicalidade e da cultura do movimento.

Comunidade de Aprendizagem

Marinalva Ribeiro _ Coordenadora Pedagógica

Articulação com o currículo

As atividades de musicalização e de expressão corporal favoreceram a integração entre os diferentes campos de experiências, dando ênfase na área de Linguagem, por contemplar a Arte, a Música e a Expressão Corporal.
Neste sentido, o projeto possibilitou o diálogo entre essas áreas, destacando os saberes que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental e tecnológico.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu através da relação triádica das atividades pedagógicas: Estimulação das crianças / Observação das Crianças / Registro do desenvolvimento de cada criança e seu desempenho no contexto da atividade. Diante do que ficou mais evidente, o tema do projeto foi definido, respeitando as expressões e revelações das crianças.

Ficha Técnica
Escola
C.M.E.I. “José Antenor de Oliveira”

Turma
Maternal I B _ Integral

Número de alunos
22

Estado
Mato Grosso

Município
Sapezal

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAPEZAL

As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal e também permitem a comunicação com o outro. As atividades musicais coletivas favorecem o desenvolvimento da socialização, estimulando a compreensão, a participação e a cooperação. Dessa forma, a criança vai desenvolvendo o conceito de grupo.