AS FRUTAS
Expedição Investigativa
História da Cesta de Dona Maricota
Fiz a leitura do livro, mostrei as gravuras, falei das frutas e após esse momento pedi que representassem a história através do desenho.
Objetivos
Realizar atividades onde para que as crianças: Explorem as características de diversos elementos naturais e objetos, tais como tamanho, forma, cor, textura, peso, procedência e utilidade.
Comunidade de Aprendizagem
Famílias dos Alunos
Articulação com o currículo
Linguagem: Identificar as cores das frutas; Identificar a fruta preferida de cada aluno e dos funcionários. Descobrir a preferência da família. Matemática: Enumerar as frutas que no cotidiano podem ser compradas. Ciência da Natureza: Reconhecer que as frutas podem ser transformadas em outros alimentos. Identificar o sabor das frutas; Identificar a origem de cada fruta; Ter noção de como nascem as frutas; Identificar as frutas existentes no pomar da escola.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a Expedição começamos a discussão do que poderíamos trabalhar com o que tínhamos observado na leitura. Primeiramente foi pedido para que eles fizessem um desenho referente a leitura, e foi explicado então que a partir do quem haviam observado estaríamos desenvolvendo um projeto e que teríamos que escolher um tema nome. Surgiram várias sugestões de nomes e assim decidimos então fazer uma eleição, onde no qual foi escolhido: “AS FRUTAS”