AS FRUTAS
Expedição Investigativa
Levei para sala de aula uma caixa com frutas, onde perguntei: Vamos ver o que tem na caixa? Cada um colocava a mão dentro da caixa e apalpava tentando adivinhar o que era, e após tentar adivinhar, tiravam uma fruta para ver e falavam o nome da mesma fruta, esse processo ocorreu assim sucessivamente até que todos realizaram a atividade.
Objetivos
Proporcionar atividades para que as crianças percebam a importância de uma alimentação saudável.
Comunidade de Aprendizagem
Famílias dos Alunos
Lígia Maria Merejoli Espósito– Assistência na cozinha na preparação dos alimentos.
Articulação com o currículo
Identidade e autonomia: Reconhecer quais frutas temos em nossa cidade e em nossa casa. Linguagem oral e escrita: Identificar as frutas preferidas;Identificar a letra inicial de cada fruta,Identificar a fruta preferida da família.Identificar quais encontramos com as letras da palavra frutas,Identificar as letras do nome de cada fruta com.Comparar os nomes das frutas com as iniciais dos nomes dos alunos.Identificar quais frutas temos em nossa escola. Matemática: Identificar a fruta preferida da família. Ter noção de maior/menor. Artes: Conhecer as cores das frutas
Ciências: Conhecer frutas que fazem parte de uma alimentação saudável;
Conhecer a importância dos alimentos; Conhecer a importância da higienização dos alimentos
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Realizei uma roda de conversa sobre o que tinha na caixa e eles foram falando o nome das frutas, e eu os nomes o qual foram ia sendo registrados no quadro, a partir de tudo o que falaram. Entreguei uma folha em branco e pedi para as crianças desenhassem o que tinham visto dentro da caixa. sugeri para que as crianças ajudassem a encontrar o nome para o projeto e o que mais se repetiu foi: As Frutas.