Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2014 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

(Re) Criar Leituras "Eu achei esse projeto muito importante para o desempenho do aluno, pois desperta o interesse de querer ler mais sobre o assunto, ir buscar sobre o autor e até inventar novas lendas, histórias. Também desperta uma certa inspiração que podemos demonstrar com as artes plásticas."
Luis Henrique Teston | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição foi realizada através de releituras conjugando a linguagem e a arte como forma de tornar mais concreta a aprendizagem;


Objetivos

Recriação através de diferentes leituras;
Criar propagandas de livros;
Confeccionar personagens das histórias utilizando jornais;
Reproduzir histórias em quadrinhos, charges;
Solicitar que os alunos deem um novo final ou início à história lida;
Conhecer vida e obra de autores;

Comunidade de Aprendizagem

Os alunos do sétimo ano. A partir das diferentes leituras, cria-se uma releitura dentro das Artes e das Linguagens.

Articulação com o currículo

Esse trabalho será realizado nas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Artes. Em Artes serão trabalhados os seguintes conteúdos: Luz e sombra; técnicas de desenhos; esculturas; releituras; mosaico; períodos da história da Arte (abordando as diferentes culturas).

Dramatizações; Leituras de gêneros como: contos, causos, poemas, crônicas, romances, jornais, revistas, história em quadrinhos e outros; Exibição de filmes; Visita à Biblioteca Pública; Assistir a peças de teatro; Pesquisa de bibliografias de autores; Roda de Leituras; Propaganda da Leitura; Teatro de fantoches, de sombra

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Expandir o conhecimento dos mesmos através de obras literárias, obras de artes que possibilitam e incentivam o aluno para a descoberta do universo das coisas e do mundo da leitura e da escrita.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Francisca Cerutti

Diretor
Márcia Maldaner

Turma
7º Ano

Número de alunos
18

Educadores
Daiana Knudsen, Tássia Kuhn e Vanderleia Von Grafen

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tapera

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPERA

Apoiadores
Sicredi, Cotrisoja, Prefeitura Municipal

Assessoria Pedagógica
ULBRA - Campus Carazinho/RS
"Estava trabalhando com a turma o Gênero textual: Lendas folclóricas e surgiu o desejo, por parte deles, de trabalharmos com as Lendas urbanas. A partir disso, eles pesquisaram sobre essas histórias, apresentaram usando maquetes e recriaram outra história utilizando os mesmos personagens da lenda pesquisada.
Daiana Knudsen | Professor(a)