Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2014 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Pequeno pássaro, grande construtor "Trabalhar com projeto é muito bom porque mata muita curiosidade sobre o que a gente se interessa, tiramos dúvidas e aprendemos muito. Precisa comprometimento e colaboração dos colegas e isso eu acho muito legal mesmo, adoro fazer isso. O projeto é muito bom, estou adorando e quero continuar com muitos projetos ainda."
Igor Antonius | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu para verificar as diferentes formas de relevo próximo à escola. Durante a expedição o que mais chamou atenção dos alunos foi o número de ninhos (casas) de joão-de-barro que viram nos postes de luz, contaram 18 postes e somente em dois postes não havia casa de joão-de-barro.

Objetivos

Oferecer um estudo mais aprofundado para compreender a vida e o habitat do pássaro joão-de-barro, adquirindo conceitos de preservação e respeito pelo meio em que vivemos.
Proporcionar relações entre o homem e a natureza.
Mostrar a importância e a relação dos animais e suas cadeias alimentares para o equilíbrio do ecossistema e da vida dos seres humanos.
Reconhecer a importância da conservação do meio ambiente.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, alunos, professores, funcionárias, direção, familiares, comunidade escolar, internet.

Articulação com o currículo

Incentivo as produções escritas. Ler e interpretar textos informativos, lendas, poemas, músicas.
Pesquisa na internet, no dicionário e livros de interesse do aluno.
Tipos de substantivos.
Ortografia.
Resolver histórias matemáticas envolvendo as quatro operações.
Medidas de massa.
Conhecer a importância que possuem nos elos da cadeia alimentar – seres produtores, consumidores e decompositores.
Importância ecológica. Fauna e flora. Grupos de animais.
Distinguir diferentes formas de reprodução. Seres vivos.
Conscientizar-se dos animais que estão ameaçados de extinção.
Respeitar, valorizar e proteger os animais em geral.
Desenvolver a criatividade.
Participar das atividades de desenhos, pinturas, colagens, modelagens.
Elaboração de painéis.
Identificar no mapa os locais onde se encontra o joão-de-barro.
Estações do ano.
Participar dos passeios, coletando descobertas, assumindo tudo o que foi combinado.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a expedição e levando em consideração as observações feitas foi proporcionada uma assembleia para discutir o que viram, foi ali que percebemos que poderíamos trabalhar um projeto e realizar um trabalho coletivo aonde todos iriam se envolver. A turma demonstrou muito interesse em estudar o joão-de-barro, surgiu aí o projeto, pois provocou curiosidades em relação a este animal. Os alunos começaram a opinar sobre os possíveis assuntos que poderiam estudados no decorrer do projeto.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina

Turma
5

Número de alunos
9

Educadores
Noelí Petry

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Lagoa dos Três Cantos

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE LAGOA DOS TRES CANTOS

Apoiadores
Cotrisoja e Cotrijal

Assessoria Pedagógica
Ulbra Caraziinho
"Trabalhar com Metodologia de Projetos motiva os alunos a trabalhar em equipe. A responsabilidade e a autonomia dos alunos são fundamentais."
Noelí Petry | Professor(a)