Pequeno pássaro, grande construtor
“ "Trabalhar com projeto é muito bom porque mata muita curiosidade sobre o que a gente se interessa, tiramos dúvidas e aprendemos muito. Precisa comprometimento e colaboração dos colegas e isso eu acho muito legal mesmo, adoro fazer isso. O projeto é muito bom, estou adorando e quero continuar com muitos projetos ainda."
Igor Antonius | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu para verificar as diferentes formas de relevo próximo à escola. Durante a expedição o que mais chamou atenção dos alunos foi o número de ninhos (casas) de joão-de-barro que viram nos postes de luz, contaram 18 postes e somente em dois postes não havia casa de joão-de-barro.
Objetivos
Oferecer um estudo mais aprofundado para compreender a vida e o habitat do pássaro joão-de-barro, adquirindo conceitos de preservação e respeito pelo meio em que vivemos.
Proporcionar relações entre o homem e a natureza.
Mostrar a importância e a relação dos animais e suas cadeias alimentares para o equilíbrio do ecossistema e da vida dos seres humanos.
Reconhecer a importância da conservação do meio ambiente.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, professores, funcionárias, direção, familiares, comunidade escolar, internet.
Articulação com o currículo
Incentivo as produções escritas. Ler e interpretar textos informativos, lendas, poemas, músicas.
Pesquisa na internet, no dicionário e livros de interesse do aluno.
Tipos de substantivos.
Ortografia.
Resolver histórias matemáticas envolvendo as quatro operações.
Medidas de massa.
Conhecer a importância que possuem nos elos da cadeia alimentar – seres produtores, consumidores e decompositores.
Importância ecológica. Fauna e flora. Grupos de animais.
Distinguir diferentes formas de reprodução. Seres vivos.
Conscientizar-se dos animais que estão ameaçados de extinção.
Respeitar, valorizar e proteger os animais em geral.
Desenvolver a criatividade.
Participar das atividades de desenhos, pinturas, colagens, modelagens.
Elaboração de painéis.
Identificar no mapa os locais onde se encontra o joão-de-barro.
Estações do ano.
Participar dos passeios, coletando descobertas, assumindo tudo o que foi combinado.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição e levando em consideração as observações feitas foi proporcionada uma assembleia para discutir o que viram, foi ali que percebemos que poderíamos trabalhar um projeto e realizar um trabalho coletivo aonde todos iriam se envolver. A turma demonstrou muito interesse em estudar o joão-de-barro, surgiu aí o projeto, pois provocou curiosidades em relação a este animal. Os alunos começaram a opinar sobre os possíveis assuntos que poderiam estudados no decorrer do projeto.