Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2014 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Vamos brincar de quê?
Expedição Investigativa

Sabemos que brincar é uma importante forma de comunicação onde à criança reproduz seu cotidiano. Observando as crianças em sala de aula e na pracinha da escola foi possível perceber que em alguns momentos questionavam-se sobre o que iriam brincar. Assim iniciou-se a tarefa de confeccionarmos brinquedos utilizando sucatas relacionando o tema Folclore e Família nas atividades.

Objetivos

- Participar de jogos e brincadeiras, buscando vivenciar as emoções e desafios que são postos por estas atividades.
- Criar, observar, experimentar, movimentar-se, cooperar, sentir, pensar, memorizar e lembrar;
- Comunicar, questionar, interagir com os outros e ser parte de uma experiência social mais ampla em que a flexibilidade, a tolerância e a autodisciplina são vitais;

Comunidade de Aprendizagem

Para realização do projeto haverá envolvimento da comunidade escolar, com uma exposição para a família das atividades desenvolvidas. Ainda será solicitada a presença dos pais para construir de forma cooperativa uma casinha para brincadeiras no parquinho.

Articulação com o currículo

Nas atividades poderemos perceber o desenvolvimento de conteúdos como identidade e autonomia, movimento, música, natureza e sociedade, artes, língua oral e matemática, uma vez que as brincadeiras ocorrerão em diferentes espaços físicos da escola


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Cantinho do Amor

Diretor
Rejane Teresinha Souza Haag

Turma
Berçário I, Berçário II, Maternal I, Maternal II

Número de alunos
51

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Victor Graeff

Cooperativa
SICREDI ALTO JACUÍ RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE VICTOR GRAEFF

Assessoria Pedagógica
Universidade Luterana do Brasil
"Toda aprendizagem na Educação Infantil é baseada na brincadeira. É através dela que a criança descobre o mundo e aprende a conviver e interagir socialmente, além de internalizar aspectos culturais do grupo em que vive. Portanto é de extrema importância trabalhar as diversas maneiras do brincar no ambiente escolar para que assim posamos ter um desenvolvimento integral de nossos alunos"
Elisângela Wentz Wecker | Professor(a)