Classificação: Educação Infantil
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Cores e Sabores
Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa deu-se através da observação atenciosa das crianças, quando do oferecimento de alimentos variados e, do contato das mesmas com a variedade oferecida, por meio de atividade lúdica, onde as crianças manusearam, brincaram, trocaram, saborearam, interagiram e, expressaram interesse, atenção e reconhecimento dos recursos oferecidos.

Objetivos

Despertar o gosto das crianças por novos sabores e o conhecimento das cores que correspondem as frutas e aos demais alimentos.

Comunidade de Aprendizagem

Coordenadora Pedagógica: Marinalva Ribeiro da Silva

Articulação com o currículo

Todo o conteúdo foi trabalhado de forma dinâmica, colorida, saborosa e lúdica preservando o real sentido das cores/sabores e das brincadeiras. De forma a contemplar as áreas de: Linguagem ( Artes, Literatura Infantil, Expressão Corporal Musicalidade), Matemática ( com ênfase na seriação e classificação) e Ciências da Natureza.
As atividades curriculares ocorreram através de:
a) Expressões gráficas: desenhos, pinturas, montagens, recortes, colagens.
b) Seriação e noções das cores.
c) Noções e visualizações de quantidades ( 1,2,3 .
d) Histórias, música e ritmos
e) Exploração sensitiva: Criatividade, sensações e dramatizações.
f) Expressão corporal, Motricidade ampla e fina

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu mediante reconhecimento de que as crianças se interessaram pelos sabores e pelas cores, a partir de diferentes atividades de observação e registro realizados no ambiente pedagógico.

Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Ed. Infantil José de Antenor de Oliveira

Diretor
Leila Offman Machado

Turma
Maternal ll B

Número de alunos
17

Educadores
Marinalva Ribeiro da Silva _ Coordenadora Pedagógica

Estado
Mato Grosso

Município
Sapezal

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAPEZAL

" O trabalho foi gratificante e muito significativo, pois partiu das necessidades e interesses das crianças e, fortaleceu a dinâmica cotidiana de trabalho, valorizando os saberes de cada um e permitindo a aprendizagem de todos.
Elzita Ferreira Vilas Boas | Professor(a)

Repercussão na mídia

para finalizar o projeto cores e sabores, foi feito um teatro e um passeio na prainha e um piquenique onde os pais também participaram enviando para as gulodices (bolos, tortas, sucos, doces, biscoitos e outros) do passeio.