Cores e Sabores
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa deu-se através da observação atenciosa das crianças, quando do oferecimento de alimentos variados e, do contato das mesmas com a variedade oferecida, por meio de atividade lúdica, onde as crianças manusearam, brincaram, trocaram, saborearam, interagiram e, expressaram interesse, atenção e reconhecimento dos recursos oferecidos.
Objetivos
Despertar o gosto das crianças por novos sabores e o conhecimento das cores que correspondem as frutas e aos demais alimentos.
Comunidade de Aprendizagem
Coordenadora Pedagógica: Marinalva Ribeiro da Silva
Articulação com o currículo
Todo o conteúdo foi trabalhado de forma dinâmica, colorida, saborosa e lúdica preservando o real sentido das cores/sabores e das brincadeiras. De forma a contemplar as áreas de: Linguagem ( Artes, Literatura Infantil, Expressão Corporal Musicalidade), Matemática ( com ênfase na seriação e classificação) e Ciências da Natureza.
As atividades curriculares ocorreram através de:
a) Expressões gráficas: desenhos, pinturas, montagens, recortes, colagens.
b) Seriação e noções das cores.
c) Noções e visualizações de quantidades ( 1,2,3 .
d) Histórias, música e ritmos
e) Exploração sensitiva: Criatividade, sensações e dramatizações.
f) Expressão corporal, Motricidade ampla e fina
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu mediante reconhecimento de que as crianças se interessaram pelos sabores e pelas cores, a partir de diferentes atividades de observação e registro realizados no ambiente pedagógico.