BRINCANDO COM CORES E FORMAS
Expedição Investigativa
O projeto Brincando com Cores e Formas partiu de uma curiosidade das crianças no início do ano letivo. Tudo começou com uma brincadeira realizada no ambiente da sala da turma, onde foram apresentadas variadas pecinhas. Após a entrega das pecinhas para as crianças, a professora passou a observar o que chamava atenção da turma, até o momento em que uma criança começou a falar as cores de cada uma, e algumas formas, aguçando o interesse dos demais em perguntarem: Que cor é essa?
Objetivos
Estimular o interesse da criança na identificação das diversas cores e formas presentes no meio em que vive.
Comunidade de Aprendizagem
LÍRIA MANDELLI
Articulação com o currículo
A partir da escolha do tema, foram construídos os Índices e, com destaque as perguntas do Índice Formativo, foram exploradas os seguintes aspectos:
Identificação das cores;
Nomeação das cores no ambiente ( sala de aula, parque, roupas e brinquedos);
Reconhecimento da existência de formas e cores no meio;
Utilização de diversos materiais de sucata para ampliar as possibilidades de expressão;
Produção de trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção;
No cotidiano, foram exploradas as Áreas de Linguagem ( Artes, Música, Expressão Corporal) e Matemática.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu por meio da observação das crianças no momento em que estas estavam brincando com pecinhas.