Classificação: Educação Infantil
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

BRINCANDO COM CORES E FORMAS
Expedição Investigativa

O projeto Brincando com Cores e Formas partiu de uma curiosidade das crianças no início do ano letivo. Tudo começou com uma brincadeira realizada no ambiente da sala da turma, onde foram apresentadas variadas pecinhas. Após a entrega das pecinhas para as crianças, a professora passou a observar o que chamava atenção da turma, até o momento em que uma criança começou a falar as cores de cada uma, e algumas formas, aguçando o interesse dos demais em perguntarem: Que cor é essa?

Objetivos

Estimular o interesse da criança na identificação das diversas cores e formas presentes no meio em que vive.

Comunidade de Aprendizagem

LÍRIA MANDELLI

Articulação com o currículo

A partir da escolha do tema, foram construídos os Índices e, com destaque as perguntas do Índice Formativo, foram exploradas os seguintes aspectos:
 Identificação das cores;
 Nomeação das cores no ambiente ( sala de aula, parque, roupas e brinquedos);
 Reconhecimento da existência de formas e cores no meio;
 Utilização de diversos materiais de sucata para ampliar as possibilidades de expressão;
 Produção de trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção;
No cotidiano, foram exploradas as Áreas de Linguagem ( Artes, Música, Expressão Corporal) e Matemática.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu por meio da observação das crianças no momento em que estas estavam brincando com pecinhas.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL JOSÉ ANTENOR DE OLIVEIRA

Diretor
COORDENADORA PEDAGÓGICA:MARINLVA RIBEIRO DA SILVA

Turma
Maternal II A

Número de alunos
23

Educadores
CLEONICE DA SILVA SANTOS

Estado
Mato Grosso

Município
Sapezal

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAPEZAL

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
É muito interessante o trabalho com as cores na educação infantil e trabalhar a partir da metodologia proporciona muita interação entre as crianças.
Cleonice da Silva santos | Professor(a)