Sons da cidade, sons do campo.
“ Na escola podia ter um projeto para nós aprendermos a tocar instrumentos. Gosto da bateria. Queria aprender a tocar e gosto muito dos sons produzidos pelos animais lá no sítio da vovó.
Nathally Fernanda Manieiro | aluno(a)
Expedição Investigativa
Passeio na avenida principal da cidade com coleta de dados como gravação e fotos dos diferentes sons encontrados.
Visita ao centro de musicação do município, conhecendo o projeto e ampliando o conhecimento sobre os instrumentos musicais utilizados no projeto.
Objetivos
Desenvolver a capacidade de entender o mundo e suas potencialidades através de atividades diferenciadas, proporcionar e favorecer ambientes ricos em estímulos, em que os alunos possam conhecer, vivenciar os diferentes sons presentes e produzidos no sítio e na cidade, manifestando sentimentos e emoções, através da criatividade e motivação por meio da socialização e integração com todos em busca de novos conhecimentos para seu cotidiano escolar.
Comunidade de Aprendizagem
Grupo Musicação com apresentação e palestra sobre o projeto.
Articulação com o currículo
Ampliar conhecimento dos sons bem como musicalidade;
Identificar e reconhecer principais sons presentes na cidade e no campo e como este pode influenciar positiva/negativamente na vida do ser humano e na comunidade;
Reproduzir e identificar letras nas palavras exploradas pelo projeto;
Ampliar oralidade e formas de expressão;
Respeito a diversidade de gostos e preferencias.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Os alunos relataram todos os barulhos que ouviram durante o passeio, barulho de buzina de carro, barulho de betoneira do pedreiro na construção, barulho do som de propaganda da loja, cachorro latindo, após levantamento dos dados coletados houve uma discussão sobre a diferença entre barulho e som produzidos na cidade, de um a um os alunos foram relatando o que acharam da visita, o que aprenderam.