Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Água potável e Responsabilidade Aprendi que a água é muito importante para nossa vida, por isso devemos cuidar bem dela.
Ela vem da terra para o rio, para a Sanessol e o laboratório e vem para nossa torneira. Sem água potável nós não sobrevivemos. Os animais e as plantas também.
Polliana Moreira Barbosa | aluno(a)
Expedição Investigativa

Vídeos:
1- A turma da Clarinha e o ciclo da água - CODAU;
2- O ciclo da água - A gota borralheira - SABESP;
3- F. Inf. - A água é um mundo fantástico - Grupo AdP (Águas de Portugal);
4- A turma da Clarinha em: Higiene e Saúde - CODAU;
5- A turma da Clarinha em: Aquecimento global e Sustentabilidade - CODAU.

Objetivos

Conscientizar as crianças da origem (da água potável que saiu das torneiras) do processo de limpeza e descontaminação e necessidade de preservação.

Comunidade de Aprendizagem

Visita à Estação de tratamento de água para conhecer o processo de limpeza e descontaminação com direito a experiências no laboratório com orientações dos técnicos em química responsáveis pelo setor, José Luis da Silva e Tiago Martins Pereira.
Campanha e palestra, na própria escola, proferida pelo técnico responsável, João Maria Neto, sobre a importância da coleta do óleo usado para reciclagem.

Articulação com o currículo

- Ciências: Higiene e saúde;
- Português: Interpretação textual, produção e gramática;
- Matemática: Litro, volume;
- História: Como era a captação e uso da água antigamente;
- Geografia: Mapa mundi, água salgada/água doce (potável).


Ficha Técnica
Escola
E.M. Luis Carlos Matiel Pires E.F.E.I.

Diretor
Josana Maria Deolindo Vilar Zanetti

Turma
3º Ano Azul

Número de alunos
23

Educadores
Dalva Santina Zaniboni Hernandes

Estado
São Paulo

Município
Mirassol

Cooperativa
SICREDI NOROESTE SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MIRASSOL

Apoiadores
UNIODONTO - São José do Rio Preto

Assessoria Pedagógica
Juliane do Nascimento Mosquini
Percebi que a aprendizagem das crianças foi significativa, pois partindo do concreto, puderam sentir a necessidade de preservar a água, dada a dimensão do início à finalização do processo.
Dalva Santina Zaniboni Hernandes | Professor(a)