Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

“Casinhas Encantadas: Um Faz de Conta que Acontece”.
Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu na marcenaria de um empreendedor no dia 05 de Abril de 2016, as crianças observaram como acontece as etapas de construção das casinhas bem como alguns materiais utilizados para a construção que são reciclados contribuindo assim com o meio ambiente, lá surgiram as seguintes perguntas:
• Quanto tempo demora para se construir a casinha?
• Como se faz o telhado da casinha?
• O que se faz com a madeira?
• De onde vem a madeira?

Objetivos

O presente projeto tem como principal objetivo estimular o brincar e promover atitudes de cooperação, interação, empreendedorismo, descoberta, diálogo, solidariedade e união através das variedades de brinquedos e brincadeiras construindo um espaço acolhedor na qual venha estimular a imaginação e a criatividade dos educandos de forma prazerosa, saudável e enriquecedora.

Comunidade de Aprendizagem

Famílias:
• Reunião de pais, oficinas e mutirão para construção das casinhas;
Motorista:
• Passeio com os alunos na marcenaria.
Empresas de Lucas do Rio Verde:
• Doação de materiais (tintas, tinner, pregos e palites para a construção das casinhas)
Madeireira:
• Doação de madeiras para a montagem das casinhas.
Marceneiro:
• Construção das casinhas para as brincadeiras de faz de conta.

Articulação com o currículo

Identidade e Autonomia: Eu e Família. Estimular a participação das famílias na vida escolar dos filhos;
Identidade e Autonomia: Eu e Família. Identificar os membros de sua família/ Situar-se como membro importante dentro da sua família; Montagem de casinhas com palitos de picolé.
Identidade e Autonomia: Relações e Interações Sociais. Conhecer e participar em situações que envolvam a relação com o outro; Passeio na marcenaria.
Linguagem Oral e Escrita: Gêneros Literários: cantigas e parlendas. Conhecer e reproduzir oralmente jogos verbais; Confecção de cartazes de cantigas de roda e parlendas sobre tipos de casas.
Identidade e autonomia: Eu e Família. Estimular a valorização do espaço escolar; Mutirão para a construção das casinhas.
Movimento: Jogos e Brincadeiras: Jogos simbólicos. Estimular brincadeiras de faz de conta; Brincadeiras de faz de conta.
Artes visuais : Fazer Artístico: Diversidade da produção artística, Pintura e colagem.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Quando retornamos do passeio na marcenaria realizamos uma roda de conversa onde os alunos relataram como se sentiram em conhecer esta experiência, após fizemos uma lista de jogos e brincadeiras preferidos pela turma e decidimos através de votação o nome do novo espaço que seria então construído coletivamente.

Ficha Técnica
Escola
CIEI Anjo Gabriel

Diretor
EDINEIA BEZERRA

Turma
H e E

Número de alunos
50

Educadores
SUEYLA E ANETE

Estado
Mato Grosso

Município
Lucas do Rio Verde

Cooperativa
SICREDI CELEIRO DO MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SINOP

Apoiadores
EMPRESÁRIOS DE LUCAS DO RIO VERDE

Assessoria Pedagógica
Cleria Paula Franco
A execução deste projeto envolveu amor e dedicação, pois hoje vivemos em uma era de tecnologia onde muitos brinquedos e brincadeiras vem sendo substituídos por jogos eletrônicos, tabletes e celulares. Considerando esses fatores, foram colocados em práticas estratégias e recursos que foram aplicadas em sala de aula e fora da sala de aula, buscando assim fazer um resgate de brinquedos e brincadeiras valorizando as brincadeiras de faz de conta.
SUEYLA FERREIRA SANTOS BAUERMANN | Professor(a)