Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Organização e embelezamento do Ambiente Escolar como forma de prevenção de possíveis doenças. “Eu aprendi muitas coisas na escola, na hora que a gente foi carpir eu plantei 4 pés de salada, foi legal, a professora ajudou e nós fizemos uma horta e plantamos flores.”


“Na palestra, conheci o mosquito da dengue e vi que ele era perigoso e fazia a gente ficar doente. A palestrante disse que o mosquito procura lugares que tenham água parada para pôr seus ovos, quando é pequeno são umas larvinhas e mais tarde se torna mosquito e sai da água.
Gabrieli Legramante e Letícia Tretto | aluno(a)
“Meu filho Luan aprendeu uns pequenos e importantes detalhes para prevenir o cuidado que temos que tomar com o mosquito da Dengue, não acumulando lixos, tendo o cuidado para não ter água parada em recipientes.”

“Eu concordo em incentivar as crianças a cultivar a horta para que aprendam o cultivo, mas principalmente a dar valor aos vegetais, verduras e alimentos sem agrotóxicos.
Salete Litikoski e Laélia B. Celinga | responsável
Expedição Investigativa

Passeio pelo entorno da escola observando o que é possível fazer para melhorar ainda mais a relação do ser
Humano com o meio em que vive.
- Questionamento com a coleta dos dados.
- Palestra a qual mobilizou e despertou o interesse.
- Mais um momento será realizado na comunidade;
- Após observação e analise.

Objetivos

Trabalhar educação ambiental e alimentar junto aos alunos, a fim de conscientizá-los quanto a necessidade do desenvolvimento sustentável, buscando com isso oportunizar a aquisição de hábitos saudáveis em relação a alimentação e ao meio ambiente, contribuindo para a preservação da saúde e incentivando atitudes de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, alunos, professores, funcionários e comunidade.

Articulação com o currículo

Ciências:
Higiene, meio ambiente, lixo e saúde.
Alimentação saudável

Português:
Produção textual, textos, interpretação leitura e ortografia.

Matemática;
Histórias matemáticas, sistema de numeração, contagem.envolvendo as quatro operações, medidas de capacidade (litro – l, mililitro – ml).

Artes:
Leitura de imagens, confecção de brinquedos com sucata, reutilização de materiais.

História:
1º ao 5º anos
- Pesquisa e debate;
- Discutir os problemas criados com aterros sanitários, contaminação e poluição das águas.

Geografia:
1º ao 5º anos
- Discutir a responsabilidade quanto a poluição causada pelo lixo que as pessoas jogam nos rios e contribuir para que a nossa comunidade e moradia fiquem mais limpas;
Pontos Cardeais


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Opossidônio Assis Ochôa

Diretor
Inisiane Ceratti Bergosa

Turma
1º, 2º, 3º e 4º e Ano

Número de alunos
31

Educadores
Inisiane Ceratti Bergosa e Maristela Patzer

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ametista do Sul

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE AMETISTA DO SUL

Apoiadores
- EMATER ; - Secretaria Municipal da Saúde;(vigilância sanitária); - Terceira Idade Cristal da Alegria; - CIGRES - Garimpo do Sr. Nerci da Silva Dutra.

Trabalhar com projeto este ano foi muito compensador, o tema foi bem atrativo e os alunos souberam aproveitar todas as oportunidades de aprendizagem, tivemos muitas aulas praticas e passeios. Eles passaram a ter atitudes de compromisso e comprometimento em relação ao tema estudado.
Adaguimar e Maria | Professor(a)