Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2016 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

PÉ DE QUÊ?
Expedição Investigativa

Recorte do Currículo: Plantas

Território definido: Quadra da escola

Pergunta Exploratória: Essa árvore é pé de que?

Objetivos

Observar o meio natural desenvolvendo a curiosidade e a prática investigatória para a construção de conhecimentos, desenvolver a consciência de respeito ao meio ambiente, percebendo-se como parte integrante do mesmo.

Comunidade de Aprendizagem

Técnico agrícola Sr. Renato
Secretaria de Meio Ambiente-Engenheiro Florestal Sr. Nelson
Alunos da Escola Dionísio Lothário Chassot

Articulação com o currículo

-Roda de conversa com engenheiro florestal Nelson Nicolodi-representante da Secretaria de Meio Ambiente sobre plantio de árvores no espaço público;
- Intercâmbio com alunos da Escola Dionísio sobre as árvores da Praça;
-Pesquisa bibliográfica e na Internet sobre as partes da planta/árvore;
- Produção de textos de diferentes gêneros (memórias, registros, produção de um jornalzinho com a turma);
- Levantamento com a família sobre os tipos de árvores: tabelas e gráficos (análise de dados, montagem de gráficos, situações problemas);
- Estudo das medidas de comprimento (ex: metros de tela, altura das árvores...), de massa (kg de adubo);
- Sistema monetário (preços);
-Estudo das partes da planta e suas funções;
- Fases de desenvolvimento da planta (germinação, reprodução....);
- Nomes científicos (sistema binominal);
- Diferenças entre espécies nativas e exóticas
- Pesquisa sobre a árvore “barba de papai Noel” mais conhecida como extremosa;


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Costa e Silva

Diretor
Carlos Cezar Cassel

Turma
3º Ano

Número de alunos
23

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tapera

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPERA

Assessoria Pedagógica
Essenciall Consultoria
Através do Projeto praticamos atitudes concretas de preservação ambiental, compreendendo que nossos atos têm impacto sobre a natureza estimulando a mudança de atitudes e a disseminação dessas ideias aos demais membros da comunidade escolar.
Fernanda Cornelius | Professor(a)